Primeiro A Unidade, Depois O Ego

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se há fases no desenvolvimento do ego humano, existem estágios no desenvolvimento do ego do grupo?

Resposta: O movimento é apenas para frente. Não existe nenhum outro movimento, nem na natureza e nem com a pessoa.

Portanto, não pense no ego e você não terá que pensar no ego do grupo. É preciso apenas desejar avançar em direção à unidade do grupo. Então, de uma forma natural, você vai passar este egoísmo do grupo. Muito grandes problemas surgirão entre vocês ao se unificar, compreender, em geral, na forma de suportar o amigo que está ao meu lado, e assim por diante.

Mas, de qualquer forma, o desejo deve ser apenas para frente. Você não precisa pensar “como é que vamos descobrir o nosso ego o mais rapidamente possível”. Você só deve pensar nas descobertas positivas, e não nas negativas.

O fato é que toda Malchut está latente dentro de nós, todo o imenso ego, a enorme intenção para o bem do meu amado eu. Mas nós começamos a ansiar por unidade e de forma alguma por qualquer outra coisa!

Quando eu anseio pelo lado direito o tempo todo, o meu ego cresce no lado esquerdo de uma forma diferente paralelo a ele. Desta forma, segue-se que no momento em que eu subo para um nível particular, uma intenção negativa “para o meu próprio bem” imediatamente aparece, de forma simultânea. No final, eu incluo o componente negativo dentro do componente positivo e, assim, eu crio meu Kli.

A partir do componente positivo eu tenho uma “tela” (Masach), e do negativo eu tenho um desejo interior que transformo em positivo, e dessa forma cresço o tempo todo.

Diz-se: “Todo aquele que é maior do que seu amigo, o seu desejo é maior”. Portanto, minha base principal (1) deve ser ansiar o tempo todo pela unidade que cresce (Σ). E o ego, que é a intenção para mim mesmo, será sempre secundário (2), e não irá desaparecer; não se preocupe com isso.

Você pergunta: “Como nós podemos em grupo descobrir todo o seu ego?” Você vai descobrir todo o ego do grupo quando chegar à linha superior, a conclusão da correção. Porém, apesar de tudo isso, você vai avançar em direção a esta linha superior apenas com a “linha média” onde você sempre anseia primeiro pela linha direita, apenas pela unidade. E a “linha esquerda” inevitavelmente surgirá em você.

First Unity Then Ego

Da Convenção Virtual em Moscou “Unidade Sem Limites” 14/12/13, Lição 2

Comente