Onde Dói Mais

Dr. Michael LaitmanPergunta: O caminho espiritual passa apenas por pontos de atrito onde eu discordo com o professor e o grupo. Como eu posso concordar se vejo que você está errado?

Resposta: Claro que você vê que o professor está errado. Você também acha que o Criador está errado em ter organizado esta vida difícil neste mundo para nós. Ele não poderia ter feito esse mundo pacífico, agradável e sereno?

Este caminho espiritual é contra o seu ego, o que significa contra a sua vontade e sua mente. Você deve subir constantemente acima dos pontos de atrito, que são contra os seus sentimentos e sua mente, um por um, uma e outra vez. Estes são os pontos dos quais o caminho espiritual é feito que se torna uma “porta, uma abertura, e uma entrada” para a adesão com o Criador e com a Sua criação: “Ele é um e Seu nome é Um”.

Esta etapa é sempre acima de sua razão, onde a próxima etapa está. Tudo o resto com o que você concorda – as refeições agradáveis em conjunto, os amigos, os passeios interessantes – não tem nada a ver com a espiritualidade! Estes são apenas fatores que servem para revelar os pontos de atrito que são mais importantes.

Where It Hurts Most

Por um lado, existe a vida comum no mundo, e, por outro lado, existe a vida no grupo. Tudo isso funciona muito bem em todos os lados. Mas você está preso no meio e não pode concordar com alguns pontos e pensa consigo mesmo: “Oh! Não importa, isso é um absurdo; e se eu não concordar? Eu concordo com tudo o resto”.

Em sua vida cotidiana você se casa, constrói uma família, trabalha e faz tudo, e você vive no grupo, trabalha com seus amigos, paga maaser, e participa de todos os eventos. Porém, em certos estados, de repente você fica preso, não consegue concordar e não consegue transcendê-los. Ao mesmo tempo, porém, você toma o lado direito ou o lado esquerdo, sem quaisquer problemas. Claro, você não tem um problema, uma vez que seu ego está de acordo com tudo o que acontece lá.

Você só deve identificar o local onde pode haver uma porta, uma abertura e uma entrada. É lá onde dói mais! Você não quer evocar estes pontos, uma vez que este é o lugar onde você sente o verdadeiro atrito, como uma injeção dolorosa.

Você está com todos os seus sentimentos e sua mente! Você gosta de estudar, discutir assuntos espirituais, gosta de passar um tempo com os amigos, dar-lhes presentes, você “comprar os amigos”, convida-os. Mas, às vezes, parece que quando se trata de certos assuntos, o grupo toma decisões erradas. Você não se opõe, mas espera em silêncio até que os amigos finalmente cresçam e compreendam seus erros e os corrijam, ou seja, que eles concordem com você. Você entende que não há alternativa e não há para onde ir, já que você admite que é um grupo grande inteligente e maravilhoso, que nada se compara a ele.

É uma atitude muito comum que é típica da maioria dos estudantes, mas, aos poucos, depois de vários anos de estudo, você começa a sentir e ver esses pontos de atrito em que você fica preso. É lá, nesses pontos, que a entrada se encontra, prestes a se abrir. Não é uma porta, mas uma parede, mas ao trabalhar na fé acima da razão, você verá uma porta nesse muro que será aberta imediatamente e se tornará uma abertura e uma entrada.

A entrada só pode ser nesses pontos de atrito e são eles que você deve procurar e diferenciar de tudo o resto! Tudo o resto está sob o controle do seu ego. Apenas nestes pontos de atrito pode haver a abertura para outra dimensão pelo poder da fé.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 13/12/13, Escritos do Baal HaSulam

Comente