Oculto, Porque Não É Necessário

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Revelando uma Porção, Cobrindo Duas”: “Há três partes para os segredos da Torá. Cada parte tem sua própria razão de estar oculta.

Desnecessário: significa que nenhum benefício será proveniente de sua revelação. Claro, isso não é uma grande perda, porque não é apenas a questão da limpeza da mente aqui, para alertar sobre essas ações definidas como “e daí”, ou seja, de modo que se eu fizesse isso, não há mal nisso.

Mas você deve saber que, aos olhos dos sábios, o “e daí” é considerado o pior corruptor. Isso ocorre porque todos os destruidores do mundo, aqueles que foram e os que serão, são o tipo “e daí” de pessoas. Isso significa que ocupam a si e os outros com coisas desnecessárias.

Esta proibição não se aplica à Sabedoria da Cabalá, por si só, mas sim àquelas pessoas que se aproveitam dessa sabedoria com más intenções, confundindo assim os outros em vez de levá-los à meta.

Nosso objetivo é a revelação do Criador neste mundo, corrigindo desejos e trazendo-os à equivalência das propriedades. No entanto, algumas pessoas tentam usar a Cabalá incorretamente: a reduzem à escolástica árida, “traficando” amuletos e outros “remédios milagrosos” para venda, etc.

Por isso é necessário proteger a sabedoria da Cabalá e proteger as pessoas de confusão, ao manter esta sabedoria em segredo por um determinado período de tempo ou, revelando sua essência autêntica quando chegar o momento sem se desviar uma polegada a partir da meta.

É por isso que há um método que é definido como uma “ausência de necessidade”. Afinal de contas, a fim de manter o máximo de pureza, as pessoas devem saber apenas uma parte da sabedoria que é realmente essencial para a sua correção pessoal e para o seu maior avanço em direção à meta da criação. A pessoa não deve saber mais do que isso.

Portanto, as pessoas devem receber orientações precisas e a quantidade exata de conhecimento que deve ser dado a elas de forma correta, o sistema correto e a apresentação adequada para que elas conheçam e sigam somente nessa direção sem se desviar um centímetro da meta.

A parte desnecessária não se refere apenas ao que está escrito nas fontes; ninguém entende o que está escrito lá de qualquer maneira. A ênfase aqui deve ser dada ao método de estudos, ao professor e alunos, ao caráter e organização do processo de aprendizagem, para cada uma de suas facetas. Há um enorme complexo de condições que forma um homem espiritual. Por que, como numa incubadora, deve haver condições ideais mantidas, incluindo inúmeros fatores essenciais; se as pessoas não violarem as regras e permanecerem sob o seu impacto, vão avançar corretamente.

Caso contrário, as pessoas simplesmente seguem a sua natureza e giram em direções diferentes em vez de avançar…

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 12/12/13, Escritos do Baal HaSulam

Comente