O Que Significa A Proibição De “Outros Deuses”?

Dr. Michael LaitmanO mandamento de que “você não deve ter outros deuses no trabalho”, significa que é proibido pensar que há outras forças que operam em você. Só há uma força que o homem se opõe, o Criador. A diferença entre uma pessoa, que é um nível especial do desejo de receber, e todos os outros níveis anteriores de desenvolvimento é que uma pessoa calcula as coisas e pode se ver de fora: quem sou eu, o que sou eu, por que eu atuo de uma determinada maneira e por que os outros agem de outra forma, quem está me influenciando, como eu sou operado? A pessoa tem um ponto de observação a partir do qual pode apreciar as coisas, como se de fora.

É como se ela fosse dividida em duas partes e pudesse olhar para si mesma de dentro do seu ego, quando opera de acordo com a sua natureza, ou de fora. Então ela vê que todo o seu trabalho é atribuir tudo a uma força. Esta força atua sobre ela, interna e externamente, e determina tudo o que ela faz e pensa no momento. Há apenas um ponto de esclarecimento, e se ela vê as coisas através dele, ela pode avaliar a si mesma corretamente se entende tanto a realidade interna quanto a externa: ela, sua perspectiva e sentimentos são todos organizados pelo Criador.

Este ponto de esclarecimento é centrado somente em uma coisa, sobre se ela realmente atribui tudo a uma causa. Neste ponto não há nada, exceto esse discernimento, esta condição, atribuir tudo a uma força que criou o desejo que o controla e preenche. Isto significa que o que o desejo de receber sente e compreende também vêm da mesma força. O ponto que examina tudo e concentra a pessoa ao atribuir tudo à providência superior também é governado pela força única.

Tudo o que está acontecendo com a pessoa e seus sentimentos, que ela não pode atribuir a uma causa, é chamado de “outros deuses”.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 19/12/13, Shamati # 15 “O Que Significa Outros Deuses na Obra”