O Coletivo É Sempre Mais Inteligente

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (do Paranormal News): “Numerosos exemplos da vida cotidiana aparentemente nos convencem da incapacidade da inteligência coletiva em tomar a decisão certa.

“Enquanto isso, sob certas condições, um grupo, mesmo consistindo de pessoas que não possam se gabar de grande intelecto, é muitas vezes mais próximo da verdade do que seus membros mais inteligentes. A média elimina erros cometidos por todos, e os erros do indivíduos são mutuamente anulados; o que resta é a verdade ou algo próximo a isso. As quatro seguintes condições devem ser atendidas para que o grupo chegue à solução certa:

A opinião dos membros deve variar (todos deveriam ter um pouco de sua própria informação, mesmo que seja uma interpretação errada de fatos verdadeiros).

  • Eles devem ser independentes (a opinião de todos não deve depender da opinião dos outros).
  • O grupo deve ser descentralizado (ele não tem líder, cuja opinião poderia ser seguida pelo resto).
  • Um mecanismo que detecta a solução coletiva.

Meu Comentário: Se o grupo está conectado por um único objetivo, mas em diferentes formas de alcançá-lo, e procura a maneira correta de chegar a esse objetivo, independente do acerto individual de qualquer um, eles vão encontrar a verdadeira solução com apoio mútuo e esclarecimento geral.

Comente