Nosso Líder: O Ego

Dr. Michael LaitmanPergunta: Qual é o papel do ego na transição para uma nova formação, tendo em vista que ele, finalmente, evoluiu?

Resposta: Ele vai nos ajudar na medida em que nos mostra onde e como adicionar a força oposta do bem, de modo que ambos irão se desenvolver de forma mutuamente equilibrada.

O ego é o nosso líder na medida em que mostra o que deve ser feito. Os desejos egoístas em cada caso vão determinar as atividades da pessoa. Nós não removemos nada aqui de qualquer maneira, e não descartamos o que criamos. Nós só adicionamos um componente positivo a tudo o que agora está morrendo aos poucos e animamos.

Pergunta: Você disse que a força altruísta é uma força criativa. O ego também pode criar?

Resposta: Ele pode criar de uma forma maravilhosa. Veja o que ele fez com a gente? Tudo isso é para o bem. Não há nada errado na natureza.

Este é o programa da natureza que realizamos inconscientemente sob a influência de suas forças. Toda vez que sentimos que é ruim para nós, em um determinado estado, começamos a avançar ao próximo estado, para um estado melhor. O ego nos mostra inconscientemente que ele vai ser bom para nós aqui, e lá, não. Ele nos dirige desde dentro, nos dizendo o que fazer.

O ego controla toda a nossa força, todas as características, e nos leva para frente de forma precisa e rápida. Às vezes nós caímos em alguma coisa, vamos supor no socialismo edificante ou outra coisa, mas isso é só para entendermos as ramificações do beco sem saída; depois disso, nós continuamos a nos desenvolver.

De KabTV “Um Mundo Integral” 24/10/13

Comente