Não Há Amanhã Na Espiritualidade

Dr. Michael LaitmanO Zohar – Trechos selecionados, ParasháVaYikhael“, Item 112: Agora que o Rei superior e a Rainha (Malchut) estão em união e alegria nesses beijos, aquele que precisa fazer perguntas e pedidos deverá fazê-los, porque é um tempo de boa vontade.

Pergunta: O que é um “tempo de boa vontade?”

Resposta: A pessoa tem que buscar a oportunidade e o tempo de boa vontade que é iluminado sobre dela do Alto. Isso é realmente verdade, a entrega da Torá ocorre a cada momento, e a cada momento você tem boas oportunidades. O Criador não tem tempo, não existe hoje ou amanhã. É tudo com respeito à pessoa que alcança a espiritualidade e todas as mudanças são para melhor ou para pior. Soa como se o Criador estivesse mudando, passando de um lado para outro, para o lado bom e o lado ruim. A pessoa sente todas estas mudanças dentro dela.

Portanto, nós temos que buscar o momento oportuno e não relegá-lo à Providência Superior: “Eu vou esperar e talvez as coisas mudem um dia. Amanhã vai ser melhor”. O que significa “amanhã vai ser melhor?” Hoje, no momento seguinte, você vai criar um estado chamado de “amanhã”. Você não pode fazer isso se o seu animal não permitir isso, se estiver seriamente doente, Deus me livre, ou se estiver muito cansado, já que ainda não existimos acima do corpo. Mas se você pode, então não há tal coisa como um tempo de boa vontade do Alto, mas apenas abaixo; tudo depende de seus esforços.

Ainda que às vezes sintamos que uma “nuvem” nos cobre e que estamos no escuro ou as coisas estão borradas, devemos esperar e isso vai passar. Diz-se: “O tempo faz o que a mente não faz”. Então, isso significa que existem bons e maus momentos?

Ainda assim, tudo é com respeito à pessoa, como diz o Baal HaSulam: “e aquele que pode esperar até amanhã vai atingir sua mente quando a sua vida acabar”. Não existe amanhã na espiritualidade. Não espere nem um segundo!

Da 2ª Parte da Lição Diária de Cabalá 24/12/13, O Zohar

Comente