“Há Uma Revolução Se Aproximando?”

Dr. Michael LaitmanOpinião (Chris Hedges, jornalista norte-americano especializado em política americana e sociedade, autor de vários livros best-seller, membro sênior do The Nation Institute in New York City): “Enquanto a maioria dos cidadãos acredita nas ideias que justificam o capitalismo global, as instituições públicas e privadas que atendem nossos mestres corporativos são inexpugnáveis. Quando essas ideias são quebradas, as instituições que apoiam a classe dominante se esvaziam e entram em colapso. A batalha de ideias está se infiltrando abaixo da superfície. É uma batalha que o estado corporativo está constantemente perdendo. Um número crescente de americanos estão entendendo isso. Eles sabem que temos sido despojados do poder político. Eles reconhecem que temos sido despojado de nossas liberdades civis mais básicas e queridas, e que vivemos sob o olhar da segurança e dos aparelhos de vigilância mais invasivos na história humana. Metade do país vive na pobreza. A maior parte do restante de nós, se o estado corporativo não for derrubado, vai se juntar a eles. Estas verdades não são mais escondidas. …

“A repulsa popular para a elite dominante, no entanto, é quase universal. É uma questão de quais ideias irão capturar a imaginação do público.

“A revolução geralmente irrompe sobre eventos que, em circunstâncias normais, seriam considerados atos de injustiça sem sentido ou de menor grau pelo Estado. Porém, uma vez que o pavio da revolta se acumulou, como já ocorre nos Estados Unidos, uma faísca insignificante facilmente inflama uma revolta popular. Nenhuma pessoa ou movimento pode inflamar este pavio. Ninguém sabe onde ou quando a erupção vai acontecer. Ninguém sabe a forma que vai demorar. Mas é certo agora que uma revolta popular está chegando. A recusa por parte do estado corporativo de abordar até mesmo as queixas mínimas da cidadania, junto com o fracasso absoluto de remediar o crescente estado de repressão, o desemprego crônico e o subemprego, a escravidão pela enorme dívida que está prejudicando mais da metade dos norte-americanos, e a perda de esperança e desespero generalizado, significa que a reação é inevitável”.

Meu Comentário: De fato, mesmo com toda a sofisticação do aparato policial das autoridades, ninguém pode prever o curso dos acontecimentos onde as massas não recebem as necessidades básicas. Para satisfazer suas necessidades vitais, é necessário educar as pessoas no espírito da educação e formação integral, da reciprocidade, e substituir valores materiais pelos espirituais, satisfação a partir da unidade, do apoio mútuo – e mais ainda da revelação da existência superior.

Comente