Escreva-a Em Seu Coração…

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como podemos organizar a cooperação mútua no grupo de modo que vou mudá-lo e ele vai me mudar em troca? Os artigos do Rabash bastam para nós hoje, ou precisamos acrescentar algo a eles?

Resposta: Você deve determinar o que nós temos que adicionar aos artigos do Rabash. Cada um acrescenta algo. É como se cada um reescrevesse toda a Torá. A Torá não é um livro, mas toda a atitude de uma pessoa em relação ao Criador, em relação a tudo o que vem do Alto.

A pessoa tem que reescrever a Torá, como está escrito: “Escreva-a em seu coração”. Ela tem que reescrever a Torá de si para o Criador, sobre a Providência superior e tudo o que foi criado, em tudo o que desce sobre a pessoa do Alto e é organizado para ela. A pessoa tem que responder internamente e devolvê-lo ao Criador. Isso é chamado de “escrever o livro da Torá”.

Portanto, cada um é chamado de “um aluno que renova as palavras da Torá”, uma vez que faz isso por si mesmo, do seu desejo e escreve o que ninguém mais pode escrever, nenhuma das partes desse desejo infinito. Todo mundo escreve por si mesmo.

Portanto, não é um mandamento para que cada um possa escrever um livro da Torá. No passado, as pessoas realmente se sentavam e escreviam.

Você está perguntando se temos que acrescentar algo aos artigos do Rabash, mas cada vez que você lê um artigo, você o entende de maneira diferente, ou seja, reescreve-o, acrescenta algo a ele e escreve o seu próprio artigo. Toda vez! Tudo isto está escrito porque você trabalha com os seus desejos. Toda vez você organiza seus desejos de forma diferente, tudo é adicionado ao desejo geral, à correção geral, até que todas estas formas cheguem ao fim da correção (Gmar Tikkun); isso é chamado de escrita.

Da 2ª parte da Lição diária de Cabalá 24/12/13, O Zohar

Comente