Em 2018 Os Robôs Irão Substituir Os Trabalhadores De Escritório

Dr. Michael LaitmanOpinião (Andrew Anderson, CEO da Celaton, empresa de inteligência artificial): “Muitos de nós já dependem fortemente da tecnologia para as tarefas diárias, mas a própria tecnologia que precisamos para passar o dia poderá em breve existir após o nosso trabalho – e a mudança poderia acontecer muito mais rápido do que pensamos.

“As reclamações feitas por um especialista em inteligência artificial prevêm que, em menos de cinco anos, os trabalhos de escritório vão desaparecer completamente ao ponto onde máquinas vão substituir os humanos.

“A ideia de que os robôs vão um dia ser capazes de fazer todos os trabalhos de baixa qualificação não é nova, mas Andrew Anderson, CEO da empresa britânica de inteligência artificial Celaton, disse que o ritmo de avanço é muito mais rápido do que se pensava inicialmente.

“Eu tenho medo que agora seja uma realidade que a maioria dos trabalhadores de escritório irá desaparecer. Isto certamente tem implicações profundas nos empregos, mas grandes avanços tecnológicos estão sendo feitos o tempo todo e a inteligência artificial (IA) tornou-se muito sofisticada na medida em que pode pensar e aprender como um ser humano”, disse ele.

“A IA, por exemplo, pode realizar intensivas tarefas de escritório de forma rápida e automática, enquanto que os modelos mais recentes também são capazes de tomar decisões que tradicionalmente seriam feitas pelos seres humanos.

“‘[A IA] pode ler e entender o significado de documentos inteiros, aprendendo os padrões de palavras e frases em contexto. É essa capacidade de aprender – e aprender com a consequência natural do processamento de documentos – que está minimizando a necessidade de trabalhadores de escritório para realizar estas tarefas repetitivas.

“‘O fato de que uma máquina não só pode realizar estas tarefas, mas constantemente aprender como fazê-lo melhor e mais rápido, significa que os trabalhadores de escritório não são mais necessários nas vastas quantidades de antes”.

“Por exemplo, uma máquina é capaz de reconhecer reclamações duplicadas apresentadas pelas companhias de seguros ao reconhecer ter visto um número de telefone ou endereço antes.

“Mais importante, sempre que é necessária a intervenção humana, a IA aprende com isso e, portanto, reduz ainda mais a dependência dos trabalhadores de escritório…

“As máquinas podem aumentar significativamente a produtividade e, consequentemente, reduzir os custos. Elas podem melhorar o serviço ao cliente, conformidade, escala e eficiência…

“Em 2025, as máquinas serão capazes de aprender, adaptar, exercer juízo, e reprogramar-se.

“‘Os mais atingidos seriam os profissionais que trabalham em vendas, educação, saúde, TI, gestão, finanças e direito – empregos baseados no conhecimento, onde ferramentas de análise, dispositivos de Internet móvel, aplicativos ou serviços baseados na web, tais como a nuvem, podem ser desenvolvidos para superar os seres humanos”.

Meu Comentário: Não seria mais simples chegar imediatamente a uma nova organização da sociedade e do trabalho, mantendo apenas as profissões necessárias para a nossa existência, reduzindo gradualmente todas as desnecessárias, e criando uma base social para um novo desenvolvimento da sociedade onde, em vez do trabalho anterior, as pessoas estariam ocupadas em mudar a si mesmas e a sociedade?

Elas estariam equipadas com tudo o que fosse necessário para a existência racional, mas por oito horas por dia teriam que estudar a natureza dos seres humanos, da sociedade e do mundo, a fim de levar os seres humanos à propriedade de doação e amor ao próximo, e a humanidade à uma sociedade de justiça e igualdade. Afinal, o desenvolvimento natural da sociedade, vai certamente nos levar a isso, mas só por um longo caminho de busca e sofrimento.

Comente