Crianças Necessitam De Competitividade?

Dr. Michael LaitmanPergunta: A educação integral torna nossos filhos mais positivos e amáveis. Por outro lado, a ciência da aprendizagem do nosso mundo, apesar disso, baseia-se na satisfação egoísta. Toda criança gostaria de saber uma coisa melhor do que seus colegas. Há uma certa dualidade. Será que isso não influencia o processo de aprendizagem de uma forma ruim? A criança não perderá a intenção e o gosto pela ciência da aprendizagem do nosso mundo?

Resposta: As características egoístas foram dadas a nós para que possamos usá-las corretamente. Aqui a concorrência é exigida. Inveja, esta é a melhor característica de uma pessoa. Sem isso ela não iria avançar. Nós teríamos permanecido vivendo nas árvores ou em cavernas, não teríamos saído de lá se não fosse pela inveja e competição.

Por isso, é proibido tirar isso dos filhos de qualquer maneira, mas sim orientá-los corretamente para que a concorrência e a inveja sejam para fins de doação: quem de nós faz algo a mais e muito melhor para um amigo, para o grupo, e assim por diante.

Assim, a pessoa realmente florece, todo mundo a incentiva, ela faz um grande trabalho, tanto para si como para os outros, traz grande benefício a todos. Mas estes despertares nas pessoas não devem ser destruídos de forma alguma, especialmente nas crianças. Apenas tente mudá-las de forma gradual, para transformar, mas não reduzi-las.

Da Convenção Virtual em Moscou “Unidade Sem Limites” 13/12/13, Lição 1

Comente