Considerar Apenas A Meta

Dr. Michael LaitmanTodas as pressões que sentimos, os pequenos empurrões que avançam a criação ao longo do eixo do tempo forçando-a a se desenvolver gradualmente, e as terríveis aflições que atravessa, tudo deriva do amor do Criador que quer nos avançar e que age considerando apenas a meta. A Providência do Criador é uma providência proposital e não leva em conta diferentes eventos e estados que nós atravessamos.

É impossível dizer que o Criador, a força de amor e doação, não se importa como sentimos. Em primeiro lugar, Ele a sente si mesmo, e muito mais do que nós fazemos de acordo com Seu nível. A inadaptabilidade, a falta de equivalência de forma do ser criado para com o Criador, é sentida como grande tristeza nos níveis superiores.

Nós, no entanto, sentimos apenas as fracas ressonâncias dessa dor na medida em que podemos senti-la somente por nossa conta. Da mesma forma que a doação aumenta a sensação de prazer 620 vezes, o sofrimento também é sentido na parte superior 620 vezes mais forte do que nos parece. Esta é realmente uma diferença infinita.

O Criador é um nível superior em comparação a nós e, portanto, a nossa inadaptabilidade, nossa deficiência, é sentida nele de forma nítida. À medida que a perfeição futura é revelada no nível superior, nós já podemos ver nossa deficiência no estado atual, nosso desamparo, nosso sofrimento e nossa incapacidade de justificar o Criador, que age por nossa causa, como o bom e o benevolente, só por amor. Ainda por causa de nossas corrupções, nós não entendemos esta bondade e não avançamos.

É apenas um problema psicológico de determinar que tudo o que sentimos agora está nos curando e nos levando à adesão. Então, todos os problemas são resolvidos, a escuridão se torna a Luz da fé, e a amargura se torna doce. Nós não precisamos de mais nada! Na verdade, nada muda, exceto a maneira que podemos determinar o estado em que já nos encontramos. É como se diz: “e você comerá o que é antigo”.

Agora nós estamos na Luz do Infinito, no mundo eterno, no estado fixo. Todas as ocultações estão somente em nós, em nossa percepção, em nosso entendimento, apenas na nossa realização interna. Nós só temos que mudar a nossa atitude interior e preferir doar do que receber, e sentiremos que estamos nos movendo para o mundo eterno e perfeito na mesma medida. Nós vamos perceber que o nosso mundo era imaginário. Portanto, nós realmente não precisamos corrigir nada, exceto nossa percepção da realidade.

Pergunta: Como eu posso determinar que tudo o que acontece comigo me leva à adesão?

Resposta: Para isso eu tenho que aceitar a mente do ambiente em vez de minha própria mente. Um ambiente é um grupo, um professor, e livros que devem realizar tal mudança em mim que um novo estado será revelado em mim: o estado chamado Criador.

Da Preparação para a Lição 22/12/13

Comente