Condições Para Entrar No Nível Superior

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quais são as condições que devem ser cumpridas entre nós, a fim de se equivaler com o nível espiritual superior, tanto quanto possível?

Resposta: A coisa mais importante é manter essas condições e a Luz irá completar o trabalho. Nós não podemos subir para o próximo nível por nós mesmos. Há sempre uma diferença entre os níveis, como está escrito: “Eu me esforcei e encontrei”. Nós devemos nos esforçar, e, em seguida, há uma ação de cima, e o novo nível é revelado dentro de mim.

Como nós podemos descrever o nível espiritual superior com o que temos, se não temos nada, exceto um desejo egoísta? A primeira condição é ansiar pela conexão, quando cada um apoia todos os outros. Todos devem querer convergir para um só coração, um só desejo, em vez de muitos desejos individuais.

Nós devemos considerar este trabalho na nossa conexão e união como muito importante e respeitável. Isso significa que eu valorizo ​​o superior. No entanto, como eu sei quem é o superior e qual a grandeza da meta? O superior é o meu estado de conexão com os outros até nos tornarmos um. O atributo geral de doação que é revelado como resultado de todos os nossos esforços individuais é chamado de Criador, que significa “venha e veja” (Bo-re).

Eu devo sentir que estou pronto para tudo neste trabalho, não importa o que. Isso significa que eu sinto que estou no pior estado possível e que não há nenhum estado inferior no qual eu possa cair. Todos os outros estados que virão como resultado da minha conexão com os outros parecem preferíveis ao meu estado. Assim, não importa o que venha junto e o que aconteça, nada me assusta ou me afeta.

Eu imagino a adesão com o Criador, o atributo geral de amor e doação. Eu preciso me aderir a Ele de acordo com o atributo de amor e doação que desenvolvo dentro de mim. Portanto, eu sempre busco e verifico se já tenho algum destes atributos ou não. Para não ser enganado, eu verifico e avalio a mim mesmo no que diz respeito ao ambiente, aos amigos com quem devo me unir a fim de descobrir o Criador.

Eu luto contra os “gregos” que estão dentro de mim. Os “gregos” se referem ao meu desejo de receber, mas em contraste com o “Egito”, os gregos têm grande conhecimento (Daath), o que significa a conexão de Hochma e Bina no nível corporal. No entanto, eu entendo que este não pode ser um nível espiritual, porque ele já está em outra dimensão na qual há diferentes condições, outros atributos, outros vasos. Portanto, eu quero trabalhar totalmente acima da razão.

No entanto, a única maneira de estabelecer um nível acima da razão é com a ajuda da razão, para que possamos superá-la. Portanto, eu preciso dos gregos; eu preciso lutar contra eles. É lá que eu estabeleço o quadro do futuro nível superior em todas as suas formas. É porque você só pode alcançar algo acima da razão se tiver razão.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 29/11/13, Escritos do Rabash

Comente