Como Eu Não Caio Nos Truques Da “Serpente”?

Dr. Michael LaitmanPergunta: No momento em que você chega a um grupo, você não tem nenhum problema em se anular diante dos amigos porque você vê a grandeza deles. Depois disso, quando você está incluído no grupo de trabalho e eles começam a se humilhar diante de você, sua “serpente” imediatamente levanta sua cabeça e começa a sussurrar: “Olhe, você é igualzinho a eles”. Como é possível lidar com isso para não sucumbir a todos os seus truques?

Resposta: Em primeiro lugar, eu não acho que você possa ganhar de alguma forma esta luta, ou até mesmo detê-la; isto é impossível. É certamente possível fugir dela inteiramente. Mas o caminho espiritual se resume a isto, que você deve transformar a “serpente” má na “serpente” boa, ou seja, transformar todo seu veneno em remédio.

Para isso nós devemos criar uma atmosfera relaxante e serena entre nós que seja confortável para pensarmos constantemente na elevação espiritual. Em torno de nós deve haver uma atmosfera como essa, na qual eu me sinto muito bem: não faço um esforço e não me canso.

Suponha que nós estamos agora numa Convenção que é cansativa e que estamos caindo de sono apesar de tudo, mas é necessário que tenhamos uma sensação de leveza, liberdade, calor e suavidade.

Tudo isso deve ser levantado, elevado, penetrado no coração e não passado através do intelecto. É agradável para mim estar entre os amigos no grupo; eu não me canso e me sinto muito melhor do que quando me sento no sofá da sala. Um estado assim é que devemos atingir num grupo. Aliás, as mulheres podem fazer muito por isto.

Preparem chá, café, refrescos, preocupem-se um com o outro, pelo menos criem um ambiente relaxado, calmo, porque internamente nós estamos sob muita tensão. Especialmente se eu devo me monitorar o tempo todo sobre o que estou pensando, como posso avaliar meus estados, então é necessário tornar o trabalho com minha “serpente” mais fácil. Na verdade, o grupo pode neutralizá-la, colocá-la para dormir de modo que vai ser muito fácil avançar.

Se for difícil para você, você fica cansado ou tenta fugir de volta para casa, este é um sinal de que seus relacionamentos no grupo estão incorretos. Se você está cansado enquanto está em uma lição, isto é um sinal de que você não compreende o material corretamente; ele não é vestido suavemente no seu coração.

Além disso, as condições num grupo e numa lição devem estar perto do estado espiritual. E o estado espiritual é eterno, não porque é assim em si, mas porque você quer que seja eterno. Portanto, é nosso dever ansiar por nossas relações mútuas a esses estados, onde você não quer que eles acabem, como um encontro com sua namorada que dá uma sensação de calor, amor, reciprocidade e cordialidade. Isto  tudo está nas suas mãos.

Da Convenção Virtual em Moscou “Unidade Sem Limites”, 14/12/13, Lição 4

Comente