Além Da Palestra 1 – A Convenção Do Centro De Educação Em Moscou

Dr. Michael LaitmanO mundo chegará ao seu bom estado final predeterminado de qualquer maneira. Porém, de acordo com o programa de governo da natureza é possível chegar a este estado sem ser forçado pelo sofrimento, mas sendo motivado de forma independente, consciente. No entanto, neste caso, nós devemos preceder a nossa natureza, o egoísmo, a intenção para si mesmo em todas as nossas ações, e agir contra o egoísmo, em direção à intenção de apontar para o benefício dos outros, a doação em todas as nossas ações.

Isso é impossível, porque a nossa natureza é apenas o egoísmo, o desejo de agir apenas para si mesmo em tudo. Mas este mundo nos foi dado para corrigirmos a nossa natureza, e mesmo estando neste mundo nós podemos agir, enganando o nosso egoísmo.

Nós podemos dar aos amigos, embora a nossa intenção seja a de doar para nós mesmos. Nós podemos nos unir a eles, embora a nossa intenção, a nossa meta, seja para beneficiar apenas a nós mesmos. Porém, se agirmos assim, enquanto estudamos o estado de “doação, amor, em benefício dos outros”, descrito nas fontes cabalísticas, vamos atrair e despertar em nós mesmos a propriedade de doação e amor, que é chamada de Luz Superior.

Portanto, nós precisamos de amigos que aspiram a um mesmo objetivo e temos que apreciá-los na medida do quanto este objetivo é importante para nós, porque não podemos alcançá-lo sem eles. Assim, a nossa principal tarefa é a de formar um ambiente como esse, que nos atrairá para as boas aspirações, em vez de nos empurrar por trás pelo sofrimento, dolorosamente, inconscientemente, como está acontecendo com a humanidade inteira na medida em que ela se move para o mesmo objetivo.

Comente