A Unidade Está No Criador

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como podemos nos conectar através do Criador?

Resposta: Muito simples. Devido à impotência diante do fato de que não somos capazes de nos unir, nos voltamos à Luz Circundante, ao Criador, e Lhe pedimos para nos unir. Isto ocorre em cada grau. Depois que descobrimos nossa incapacidade de unir, chegamos ao “portão das lágrimas”, choramos, e recebemos a força para nos conectar, fundir.

Mas como o Criador nos “cola” se somos diferentes? Nós só nos colamos de acordo com as nossas intenções de nos conectarmos com o Criador, se quisermos doar apenas a Ele. Ele se torna o nosso elo, a nossa meta. É assim que os pais se unem num filho. Eles podem até se odiar, mas se conectam através dele, cuidam dele juntos.

Porém, neste filho, eles estão reconciliados, mas se odeiam. No entanto, eles o amam e é por isso que se conectam nele, neste ponto. Esta é a união dos opostos. Nós somos todos opostos em mil diferentes propriedades e indicações. Não é a mesma pessoa. Então, o que podemos fazer com nosso desejo de desfrutar? Não podemos matá-lo; não podemos fazer nada com ele. Nós só recebemos a oportunidade de realizar ações que levam à unidade.

Nós precisamos conectar duas partes que não têm nada em comum, exceto a base animal. É por isso que existe este mundo em que podemos nos conectar no nível físico apenas “de mãos dadas”. Mas nós expressamos o nosso sentimento por este gesto. Portanto, este grau é separado de todos os outros graus, de todos os estados, porque nos permite começar a subir. Neste mundo, nós podemos golpear a outra pessoa na face ou beijá-la e, assim, afetar o seu desejo. É possível beijar a pedido, e o desejo pode ser alterado devido ao seu desejo de beijar.

Eu só abraço alguém sem sentir qualquer simpatia por ele, e mesmo sentindo rejeição, mas devido a essas ações, o meu desejo muda gradualmente. Esta é a singularidade deste mundo em que é possível afetar o desejo por ações físicas. Mas tudo isto acontece até certo grau e apenas como uma preparação. É por isso que não é considerada uma conexão espiritual.

Mas se falamos de desejos espirituais que são mais elevados do que o grau deste mundo, então não usamos desejos materiais que em nada se cruzam com os desejos de outra pessoa. Se quisermos nos unir, o Criador deve estar entre nós. Só por meio Dele, através da nossa raiz, nos conectamos, como dois irmãos se conectam através de uma mãe comum. É por isso que eles são chamados de irmãos.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 01/12/13, O Zohar

Comente