A Terceira Revolução Industrial

Dr. Michael LaitmanOpinião (Igor Agamirzyan, CEO da Russian Venture Company): “Robótica e novos métodos de produção vão transformar fábricas em instalações abandonadas, que serão executadas por uma dezena de trabalhadores. O que poderia ser feito com o tempo livre que as pessoas de todo o mundo vão ter”?

“A primeira revolução industrial começou na Inglaterra no final do século 18, com a mecanização da indústria têxtil. O ponto culminante da segunda revolução industrial tornou-se as linhas de montagem da Ford”.

“Em menos de dois séculos, a estrutura econômica, política e social do mundo tornou-se completamente subordinada à nova realidade industrial. Agora vivemos na era da terceira revolução industrial. No entanto, nem todo mundo entende que esta é radicalmente diferente das duas anteriores. E junto com ela, a nossa vida será fundamentalmente diferente”.

“A principal característica da nova industrialização é o deslocamento do centro do valor acrescentado da indústria transformadora para o desenvolvimento, engenharia e design. Na moderna economia tecnológica, a replicação de objetos complexos tornou-se praticamente livre”.

“Na indústria farmacêutica, o custo de produção de uma pílula é quase zero, enquanto as corporações gastam bilhões de dólares no desenvolvimento e comercialização de novos medicamentos. No futuro próximo, a capacidade de produção será na forma de uma impressora de casa”.

“A produção retorna de países em desenvolvimento para os desenvolvidos, porque agora os bens são criados em lojas sem pessoas. Como resultado, o papel dos diversos Estados irá mudar no mundo global”.

“As duas primeiras revoluções industriais trouxeram mudanças para a estrutura da sociedade. Em um curto espaço de tempo, o número de pessoas no mundo cresceu de dezenas de milhões para sete bilhões. A esperança média de vida dobrou; pela primeira vez na história da humanidade, a maioria da população não morre de fome, apenas 5% da população pode satisfazer as necessidades básicas da humanidade. O principal resultado desta transformação é o surgimento de tempo livre excessivo que as pessoas têm. A terceira revolução industrial irá preencher esse tempo com ideias e significado”.

Meu Comentário: O nosso desenvolvimento está caminhando para libertar o ser humano do nível animal, onde é necessário cuidar do corpo, de modo que no momento em que começarmos a reconhecer o mal do nosso egoísmo e sua finalidade, nós possamos nos tornar totalmente envolvidos em nossa reeducação e equivalência com o nosso próximo nível: o nível “humano”, na implementação da condição bíblica do “Ama o próximo como a si mesmo”.