A Nova Velha Abordagem

Dr. Michael LaitmanPergunta: A forma integral da educação permite que os professores e os pais compreendam as questões que são geralmente nunca discutidas. Por exemplo, a partir da idade de três a seis anos uma criança precisa adquirir uma visão global do mundo, através de um sistema integral. Naturalmente, a pergunta surge: “Você tem uma boa ideia, mas como é que se faz isso?”

Resposta: Este sistema fornece educação. Primeiro a educação dos pais e depois a educação dos filhos. Uma vez que a educação da criança deve começar a partir da idade de zero, os pais precisam saber como se relacionar corretamente com a criança, que habilidades dar a ela. A criança, que “suga” tudo do espaço ao redor, sente com o seu sentido do olfato, como um pequeno animal, as relações mútuas entre os pais, a relação do ambiente no que diz respeito a ela e assim por diante. Isto é, em princípio, não damos nada de novo aqui, mas sim, colocamos uma ênfase no ambiente certo moldando a pessoa, criando uma agradável e boa “incubadora” para ela, e nada mais.

Eu não vejo nenhuma razão em particular aqui para enfatizar de que forma somos diferentes dos outros. Nós colocamos uma ênfase em elementos particulares que são muito esquecidos e que não foram utilizados durante algum tempo, como por exemplo, a cooperação em um círculo para que as crianças tenham a oportunidade de conversar, discutir algum assunto entre si.

No jardim de infância a professora costuma falar. E na escola as crianças estão sentadas de acordo com o sistema Alemão, de modo que olham para algum quadro ou uma tela de computador, e o professor fica de frente para a classe. Mas o aprendizado correto é quando o professor “desce” até as crianças. Mesmo que a aprendizagem seja feita pelo método alemão, de qualquer forma ele deve “descer” até os alunos e organizar uma discussão entre eles.

A mãe brincando com a criança ou lendo-lhe uma história está se comportando como alguém igual à criança. É a mesma coisa aqui. Esta é uma abordagem natural e suave, que foi completamente esquecida e se transformou em algo estereotipado e morto.

De KabTV “Através do Tempo” 24/09/13