A Ciência “Árida” Não Vai Substituir A Realização Do Mundo Superior

Dr. Michael LaitmanPergunta: Eu não tenho nenhum desejo de simplificar a sabedoria da Cabalá para a estrutura de distribuição às massas. Eu quero estar envolvido com uma ciência metódica árida e passá-la desta forma. Isso me preocupa muito. Com o que isso poderia estar conectado?

Resposta: Isto é devido ao fato de que você não entende o quanto a sabedoria da Cabalá é uma ciência prática. Todos os cálculos e esboços são bons apenas quando você vê ações claras e precisas por trás deles: como a humanidade vai ascender ao nível do Criador, revelar-se ao outro mundo, à próxima dimensão, por si só.

Quando isso realmente começar a ser mostrado para você de forma prática, e a sabedoria da Cabalá é uma ciência totalmente prática, então você não terá quaisquer contradições e oposição entre ela e o trabalho com as massas. Este é um trabalho, como cuidar de um recém-nascido, quando você o alimenta e depois o limpa, alimenta-o e limpa-o após, o tempo todo. E você faz isso por muitos meses, até que ele se torne uma criança maior.

Inicialmente, este trabalho lhe parece infeliz, desagradável, repugnante, e até mesmo desnecessário. Mas isso vai passar.

Na medida em que você mesmo entrar na ciência da Cabalá, você vai sentir cada vez mais o quanto é impossível avançar sem realização, e todo esse cálculo estará vazio, não vai substituir a descoberta do mundo superior. O mundo superior só pode ser descoberto quando você age em participação mútua com os amigos e, através deles com o Criador, e, simultaneamente, desce com isso até as massas da sociedade.

Da Convenção Virtual em Moscou “Unidade Sem Limites” 13/12/13, Lição 1