Superar E Seguir Em Frente!

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, Shamati # 56: …é mencionado no Masechet Ta’anit (p.20), que o Rabino Elazar, filho de Rabino Shimon, chegou de uma torre cercada da casa de seu rabino. Ele conduzia seu burro e passeava ao longo do rio, sentindo grande alegria. E sua mente era bruta, como havia estado estudando muita Torá.

Um homem muito feio atravessou seu caminho. Ele lhe disse: “Olá Rabbi!”, mas ele não respondeu. Ele lhe disse: “Quão feio é este homem. Será que todos os homens da sua cidade são tão feios quanto você?” Ele respondeu: “Eu não sei, mas vá e diga ao artesão que me fez, ‘Como é feio esse vaso que você fez!’” Como ele sabia que ele próprio havia pecado, desceu do burro…

Porque ele viu que havia entrado num estado do qual não podia subir. Por esta razão, Elias apareceu e lhe disse: “Vá ao artesão que me fez”. Em outras palavras, uma vez que o Criador criou você tão feio, Ele deve ter sabido que é com estes Kelim (vasos) que a meta pode ser alcançada. Portanto, não se preocupe, vá em frente e tenha sucesso.

No final, tudo é reunido para o trabalho no grupo, na nossa conexão. Neste contexto, nós temos que aprender a Torá interna (a sabedoria da Cabalá), a fim de atrair a Luz que Reforma ao local da conexão. Pois nós queremos que isso exista de tal forma que dentro dele já comecemos a descobrir e sentir o Criador. Nós devemos alcançar uma deficiência para isso e dar-lhe forma, tanto através do trabalho entre nós e também dos Kelim externos, através do envolvimento com disseminação.

Está claro para nós que há três círculos aqui. O círculo externo é o mundo, que deve melhorar a sua condição, mas que se encontra separado da espiritualidade. Depois vem nós, o conduto, o acomodador. Nós queremos sempre estar conectados com o Criador e ansiamos pela espiritualidade, isto é, queremos ser a parte doadora da criação. E o terceiro componente é a força superior, o Criador, nosso nível superior, que está vestido dentro de nós e manifesta todo este processo.

Se estivermos no grupo certo, com o estudo certo e a intenção certa, conforme avançamos, a Luz Superior nos influencia, e nós definitivamente sentimos a nós mesmos (nossas características) cada vez mais “feios”. Mesmo assim, é necessário continuar a aprender sobre esses estados, sobre todos os sentimentos de nossa feiúra, cada um de nós separadamente e todos nós juntos; para passar por descidas, para suportar o nosso nada, compreender a nós mesmos e a todos como nadas completos. Mas, em relação a todas essas emoções, a Luz aparece novamente e nos leva à conexão e realização. Isto é como nós avançamos.

Portanto, Rabi Elazar superou e continuou seu caminho. Nós também devemos fazer o mesmo: superar e seguir em frente.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 14/11/13, Shamati # 56 “A Torá é Chamada de Indicação”