Sobre Artes Marciais

Dr. Michael LaitmanPergunta: Muitos dos seus alunos estão envolvidos com esportes, têm títulos e prêmios. Eu ouvi dizer que você também continua envolvido com esportes. Como você se relaciona com o esporte e quais são suas raízes no mundo espiritual, especialmente as artes marciais?

Resposta: Esportes em geral são benéficos até certo ponto. Vou dizer-lhe o que penso sobre as artes marciais. Um verdadeiro lutador que domina essas habilidades supera o medo natural que está presente dentro de cada pessoa, porque cada um de nós é um egoísta. Ao adquirir a arte do combate corpo a corpo, a pessoa sente que não pode ter medo de nada, e, portanto, está pronta para se abrir, abrir seu coração, ser gentil, amigável e solidária para com os outros, já que ela não tem medo de nada. Ela mesma protege o seu ego. Através das artes marciais, ela adquire um escudo, de modo que não tem nenhuma necessidade de uma espada. Esta condição é chamada de “poder da bondade”.

Portanto, quando usado corretamente, todas as artes marciais são nobres. Se nossa natureza não fosse egoísta, não haveria nenhuma necessidade de acalmar o ego ou necessidade das artes marciais. Mas, apesar disso, o nosso ego é nossa única natureza e não temos mais nada. Portanto, ao criar uma “tela” sobre o nosso ego, ao acalmá-lo com a ajuda das artes marciais, podemos nos abrir em relação aos outros, e, portanto, por mais estranho que pareça, o controle e a dignidade das artes marciais levam à bondade e a união.