Sobre A Questão Do Comunismo

Dr. Michael LaitmanNas notícias (do Novaya Gazeta): “A ideologia da nova ordem da vida: todos têm direito a uma renda mensal garantida. A coleta de assinaturas no âmbito desta proposta (referendo) realizou-se na Suíça.

“Em geral, este é um novo princípio de vida, outra opção de desenvolvimento humano, uma economia diferente, um estado diferente. Atrás da ideia dos ativistas há uma rede internacional chamada BIEN (Basic Income Earth Network), que inclui 17 organizações nacionais da Áustria, Austrália, Holanda, Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha.

“A liderança da organização é composta por professores das melhores universidades do mundo (próximo congresso – Verão de 2014).

“BIEN desenvolve a ideologia de uma nova ordem de vida, assumindo que todos terão o direito a uma renda mensal garantida.

“Embora o mundo esteja mudando, tanto o escravo romano como o trabalhador moderno são obrigados a trabalhar pela vida, a dar os melhores anos de sua vida; eles trabalham porque não seriam capazes de sobreviver de outra forma, vivem com medo de punição (demissão), pois são escravos vitalícios no mercado de trabalho.

“Só é possível abolir a escravidão, fornecendo à pessoa uma renda garantida que lhe dê o direito de escolher o caminho de sua própria e única vida. O dinheiro deve ser pago a todos – independentemente do personagem, pontos de vista, estação na vida. Não se trata de apoiar as camadas sociais mais fracas, mas do direito de todos a uma renda básica”.

Meu Comentário: Isso vai funcionar bem apenas com uma condição: todos os cidadãos devem dedicar todo o seu tempo livre à educação e formação integral. Caso contrário, eles não devem receber nenhum benefício. Se não for observada essa regra, a sociedade vai se transformar em animais num curto espaço de tempo. Não há nada mais prejudicial aos seres humanos do que o ócio, ainda mais o ócio coletivo.