Para Os Desejos De Um Novo Nível

Dr. Michael LaitmanAntes das fases da quebra, a criatura estava totalmente aderida à única força que existe no mundo, e estava no mundo de Ein Sof (Infinito), sabendo tudo, no sentimento de absoluta perfeição, na eternidade.

A partir desse estado, ela começou a descer gradualmente ao nosso mundo, foi quebrada e se expandiu, na medida em que suas partes se afastaram ainda mais umas das outras, através da repulsa do crescimento constante do ego, até que elas desceram todo o caminho até o nosso mundo. Assim, em nosso mundo, nós realmente sentimos que estamos totalmente separados e distantes um do outro. Nós não podemos sequer imaginar o que significa a verdadeira conexão e unidade entre nós.

Ao longo da história humana houve pessoas que ansiaram pela unidade, mas isso era natural para elas. Como Baal Há Sulam diz, em cada geração até 10% das pessoas são altruístas, nas quais este atributo está naturalmente enraizado. Mesmo em nossos tempos existem diferentes movimentos que lutam por certos valores humanistas, por adesão e conexão, e políticos e outros tiram proveito disso.

Mas isso não é o que se entende como o objetivo da criação na natureza. O objetivo da criação é a subida acima do nosso ego com a unidade que se segue. Nós temos que trabalhar na unidade e ela precisa ser implementada contra o nosso ego, não o nosso ego natural, mas o ego que aparece quando nós aspiramos para cima.

Nossos desejos corporais igualam o nível do nosso desenvolvimento corporal. A cabeça e o corpo de um animal estão na mesma altura, o que significa que os seus desejos e aspirações estão no nível das necessidades corporais. Isto é como a natureza opera em nós. A cabeça de um ser humano, no entanto, está acima do corpo, o que significa que seus pensamentos, sonhos, desejos e aspirações são mais elevados em qualidade e importância. Isso diferencia os níveis animal e falante.

Nós sabemos que o nosso progresso só pode ocorrer sob sofrimentos e diferentes problemas que encontramos quando nossa natureza simplesmente nos empurra para frente e não nos deixa existir em silêncio e de forma pacífica. Isto foi claramente revelado desde o fim do século XX.

To The Desires Of A New Level

Portanto, até que o mundo atingisse a fase do completo egoísmo, que já estamos começando a sentir como o lado ruim da nossa natureza, a sabedoria da Cabalá, que considera que é necessário mudar a natureza do próprio homem, estava oculta. Não havia necessidade dela, porque as pessoas podiam distorcê-la como aconteceu com as religiões.

Em vez de avançar para a proximidade de acordo com o princípio do “ama ao próximo como a ti mesmo”, que é a maior e mais importante regra da Torá (o que o Criador exige de uma pessoa), cada religião começou a se envolver em algo próprio, reivindicando egoisticamente que tudo depende do cumprimento mecânico de suas ações e que aqueles que as seguem cegamente alcançam o Céu, e aqueles que não seguem, atingem o inferno, etc. A sabedoria da Cabalá é totalmente contra essa abordagem e, portanto, é totalmente diferente de todos os outros métodos e religiões.

Da Convenção na Bulgária “Amanhecer de Um Novo Mundo” 02/11/13, Lição 3