Onde Você Encontra Direitos Iguais?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Existe alguma diferença no caminho dos homens e das mulheres na sabedoria da Cabalá?

Resposta: Em nosso mundo, há uma grande diferença entre homens e mulheres na forma de pensar, na abordagem da vida, na compreensão da realidade, e na tomada de decisões. Nós somos realmente muito diferente. A diferença não está apenas nas características sexuais. Estes são dois mundos: a meia masculina e a metade feminina da natureza. De fato, na natureza inanimada, vegetal e animal existe uma divisão em partes masculina e feminina, e as diferenças na natureza humana são ainda maiores.

Mas quando começamos a procurar o Criador, então, no nível físico, as diferenças de gênero em relação às nossas propriedades físicas se aplicar no grupo e na conexão dentro do grupo, enquanto que no mundo espiritual não é assim. As mulheres que se aproximam do Criador têm a mesma oportunidade que os homens, especialmente em nosso tempo.

Eu acredito que a sabedoria da Cabalá seja a única área da atividade humana onde a mulher é igual ao homem. Este é um paradoxo interessante. Há direitos totalmente iguais.

Em nenhum outro envolvimento físico vocês podem ser igual aos homens: em algumas coisas vocês são melhores e em algumas coisas eles são melhores. Dê-me o nome de um pintor famoso, um músico famoso, um maestro famoso, ou chef. Mencione o nome de pelo menos uma mulher. Não há nenhum!

Em nosso mundo não existe uma distinção clara em certas habilidades masculinas e femininas, porque nós estamos separados. E no mundo espiritual, onde todos nós estamos indo juntos em direção à conexão, e nosso componente espiritual é o que é criado como resultado da unificação, não há diferença, mas só totalidade. Portanto, no mundo espiritual não há alma masculina ou feminina, o grupo feminino ou masculino. Tudo é misturado numa unidade completa.

Nós estamos gradualmente chegando a isso. Este não é um caminho simples, pois ainda se espera que façamos muita coisa. Porém, no final, ao descobrirmos o Criador em nossa unidade comum, nós veremos que não há nenhuma diferença entre as forças masculinas e femininas; todos os nossos esforços se tornam compartilhados.

Agora nós ainda estamos na fase preliminar do desenvolvimento da nossa alma. E é um por todos. Nenhum de nós tem uma alma própria. Este é o órgão singular, o Kli singular, em que o Criador é revelado, “Malchut do mundo do Infinito”, um único desejo!

Da Convenção na Bulgária “Amanhecer de Um Novo Mundo” 02/11/13, Lição 3