Obrigado Pela Minha Inveja De Você

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que é a inveja num grupo? Como é que uma pessoa trabalha com inveja dos amigos?

Resposta: Esta condição vai continuar por um tempo, porque a inveja, uma das principais características egoístas, é corrigida ao longo de vários níveis. Portanto, ela não vai desaparecer rapidamente e você deve trabalhar com ela metodicamente.

Porém, trabalhar especificamente nela e não matá-la, não anulá-la, porque graças à inveja, você avança. A inveja é simultaneamente a motivação e a interferência. Ela não deixa você descansar e você tem que usá-la corretamente.

Se eu estou com inveja, eu me esforço em avançar, e se eu sigo em frente, eu sou grato por esta característica em mim e por meu amigo despertar a inveja em mim. Tudo depende de como eu torno a conquista da meta a coisa mais importante. Se a inveja me ajuda a alcançar a meta, por que eu odeio essa característica? Pelo contrário, eu preciso saudá-la. Eu estou contente pelo amigo despertar essa característica em mim. Caso contrário, eu ficaria tão subdesenvolvido como antes.

Pergunta: A inveja, como tudo na natureza, tem seus prós e contras. Eu entendo que o negativo é recepção e o positivo é doação.

Resposta: O negativo é quando você quer destruir a inveja, e o positivo é quando ela pode ajudá-lo a subir.

No momento em que você estiver com inveja, você deve avançar com a ajuda desta inveja: aprender mais, mostrar mais. Se você não quiser eliminar a pessoa que provoca a inveja em você, mas sim, agradecer-lhe internamente por desenvolver este sentimento em você, então você avança.

Pergunta: Como é que um Cabalista se comporta quando sente inveja dos outros em relação a ele?

Resposta: Ele tenta reprimir a inveja com o amor. Acima de toda revelação negativa, ele constrói o amor, como um pai por seu filho. Portanto, como está escrito: “O amor cobre todas as transgressões”, e ele tem a força para construir isso a partir da conexão no grupo.

Pergunta: Em outras palavras, quando sinto ódio, eu imediatamente anseio pelo centro do grupo?

Resposta: Se você estivesse no centro do grupo, você não iria sentir ódio, mas como você o sente, é sinal de que agora uma parcela maior de ego é revelada em você até o ódio ardente, como acontece com os alunos de Rabi Shimon. Ele o empurra para fora do centro do grupo, e você tem que forçar a ação sobre si mesmo, sobre os outros, para reunir novamente todos juntos no centro.

Se você sente uma inveja ardente, é sinal de que todos vocês carecem de amor.

Da Discussão sobre Grupo e Disseminação 21/10/13

Comente