O Trabalho No Coração

Dr. Michael LaitmanPergunta: Qual é o método do trabalho interno? Como eu posso me sentir grato ao Criador e alegre quando sérias interferências e até mesmo golpes continuam vindo? Como posso verdadeiramente justificá-Lo sem me enganar?

Resposta: Se a pessoa está sozinha, não há nada que ela possa fazer. Ela não consegue entender e esclarecer seu estado corretamente e alcançar a decisão certa se não o fizer através do grupo. Ela não tem ferramentas, instrumentos que analisam as coisas com as quais ela pode fazer isso.

O grupo é a única fonte através da qual ela pode entender corretamente os problemas e questões que surgem de cima, de baixo, de fora ou de dentro, e ver todos esses estados corretamente, o que significa que eu chego a uma determinada solução e então eu atuo. Eu só posso agir por meio desse mecanismo.

Eu não posso pensar em mim. Se eu estou sozinho, eu sempre penso de dentro do meu ego quebrado. Portanto, eu devo transmitir meus pensamentos através deste instrumento, através desta massa chamada de grupo, e só então vou ter a oportunidade de ouvir corretamente as perguntas e responder corretamente a tudo o que acontece comigo.

Apenas o ego governa dentro de mim, em minha mente e coração. Eu nunca consigo resolver nada corretamente. Eu digo isso com base na minha experiência pessoal. Eu preciso constantemente do grupo, dos amigos, dos meus alunos, que podem estar num nível mais baixo do que eu, mas isso não faz diferença. Afinal, eles são muitos, e só quando eu passo os pensamentos e desejos que vêm a mim, ou que quero me expressar através deles, eu posso ter certeza que faço algo certo. Isto é exatamente como eu trabalho e não de outra maneira.

Quando eu venho para a aula, eu não sei qual é o assunto e não me importo. Se eu não sentir o grupo, incorporar nele, e passar todas as perguntas e respostas, toda esta análise, através de vocês, eu nunca vou ser capaz de agir corretamente, porque o meu ego ainda não está completamente corrigido. Novos atributos egoístas que são revelados em mim me guiam a cada momento, e vai ser assim até o fim da correção.

Portanto, tudo deve ser transmitido por meio do grupo, assim como os estudantes do Rabbi Shimon, que escreveram O Livro do Zohar, transmitiram todos os estados que tinham passado somente através do grupo e em cada nível, transformando-os do ódio absoluto ao amor absoluto.

Há apenas uma resposta para suas muitas perguntas: resolvam tudo e transmitam tudo através do grupo, incluindo o que vocês ouvem e o que vocês querem dizer. Não são vocês que querem dizer alguma coisa, mas nós. Não são vocês que querem ouvir, mas nós. Então, vocês vão conseguir fazer as coisas corretamente.

Não há nenhum outro instrumento! Vocês não tem o direito de ouvir usando seus próprios ouvidos, de sentir em seus corações e ver através de seus olhos; esta é a forma como os animais sentem e veem o mundo. Vocês fazem tudo em conjunto, o que significa que existe o conceito interno do grupo dentro de vocês. Vocês discutem tudo junto, e também se consultam mutuamente.

Todos os dias, exceto para a aula, eu participo de forma concisa de reuniões de grupo com 5 a 10 minutos de duração. No entanto, a aula é também uma reunião do grupo para mim. Eu sinto as pessoas. Eu tento me conectar a elas e senti-las. Você acha que você está apenas entre algum público sentado diante de um professor durante a aula? Se assim for, por que deveríamos nos reunir em primeiro lugar?

O tema da aula não é tão importante, mas sim o fato de que nos reunimos aqui como um. Os alunos do Rabi Shimon escreveram sobre o quão difícil era se reunir durante a aula e quanto eles se odiavam e não conseguiam olhar para o outro, e depois, gradualmente, por seu trabalho em si mesmos, eles atingiram o estado de amor! Vocês conseguem imaginar de que nível inferior a tais alturas incríveis!

Nós ainda estamos muito longe do estado do ódio verdadeiro que eles sentiam e mal conseguiam se conter de queimar um ao outro e, assim, conseguiam chegar ao amor sobre o qual nos escrevem no Livro do Zohar.

O que é o Livro do Zohar e a Torá? O que os Cabalistas realmente revelam? Eles revelam o que podemos revelar nos conectando. O que é a escada espiritual? Trata-se dos níveis de uma conexão cada vez mais forte de um vaso que existia antes da quebra. É a reconstrução deste vaso de volta à mesma forma, mas pelos seus próprios esforços. Juntar todos os desejos, todos os pensamentos do grupo, em um todo é a correção.

Gradualmente, nesta correção, nessa conexão entre nós, em algum momento, o Criador vai começar a ser revelado. Primeiro inconscientemente, e através de alguns impulsos interiores e movimentos cada vez mais claramente. O Criador não tem imagem. Ele será revelado na conexão entre vocês, na medida em que vocês se conectarem.

Devemos constantemente nos lembrar disso e desenvolver a ideia, e então seremos bem sucedidos. Se você continua rejeitando essa ideia, você está desperdiçando seu tempo e energia.

Da Discussão sobre Grupo e Disseminação 21/10/13