O Lado Interno E O Lado Externo Da Disseminação

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se eu entendi corretamente, há um lado externo da nossa disseminação e explicação que pode parecer puramente materialista. Mas, no seu interior, é necessário passar um tubo através do qual a Luz superior transmite e dá a sensação de que dentro dele há algum tipo de força singular?

Resposta: Isto é correto, e não é nem necessário ter vergonha e esconder isso! Não viemos para educar as pessoas e jogar jogos sociais com elas. Nós sabemos como organizar nossas vidas, e essa habilidade é derivada do entendimento da natureza. Nós aprendemos como utilizar o poder construtivo que é descoberto dentro da conexão entre as pessoas.

Nós sabemos como construir esta conexão entre as pessoas, para que dentro do seu poder construtivo possamos corrigir e mudar tudo. Estas não são apenas palavras, mas depende de você irradiar Luz de si mesmo, como Moisés, que desceu do Monte Sinai com as tábuas da aliança em suas mãos, um poder que está pronto para mudar e corrigir tudo. As pessoas devem sentir isto em você.

Outros podem proferir palavras semelhantes, ainda que dentro de suas palavras não exista qualquer preenchimento interno, emocional que determina tudo. E estas não são apenas emoções; pelo contrário, é a Luz que deve agir. A Luz influencia as pessoas durante suas explicações e também as corrige e conecta a ela, para que no momento do seu trabalho com suas deficiências, você encontre o Criador, a Luz, dentro do grupo, realmente toda esta cadeia.

Portanto, quando você sai para disseminar, por um lado deve explicar com palavras, ou seja, agir em um nível material, mas antes de tudo depende de você estar totalmente centrado no conteúdo interno para transmitir a Luz às pessoas e despertar a emoção nelas. Se isso não for encontrado, não há nenhuma razão para sair.

Caso contrário, você só destrói. A Luz que tinha que vir juntamente com suas explicações e não veio por causa de sua falta de esforço interno será revelada do seu lado “posterior” e vai despertar desprezo e quebra em relação a você. Pois através do reconhecimento do mal, por meio de longo sofrimento, em algum momento, não em breve, você vai finalmente chegar à realização correta.

Os esforços internos que atraem a Luz são o Arvut (garantia mútua). Para que a Torá seja revelada entre nós, deve haver Arvut entre nós, preocupação mútua, conexão mútua, igualdade geral, onde todos os amigos são como uma pessoa com um corpo. Isto vem antes de tudo! No momento em que isso acontece, nós saímos para disseminar e assim podemos esperar sucesso.

Você deve agir somente de acordo com a sua preparação. Então você vai se voltar ao público em conjunto com a Luz que você mantém dentro de seu Kli apropriado. Em sua conexão correta com o grupo, a Luz espiritual é descoberta, ainda não descoberta completamente, mas como Ohr Makif que já é encontrada em você.

Junto com ela você já pode se voltar às pessoas, para que esta seja a ação da Luz e não apenas palavras com a ajuda das quais você não consegue convencer ninguém hoje. As palavras não são realmente importantes; o mais importante é que você irradia a Luz. É conhecido que Moisés tinha a “língua presa”, e isto não impediu que ele fosse o líder do povo. De preferência, as pessoas devem sentir que há algum tipo de Luz em você, e cabe-lhes também a querer.

Isto é possível apenas na condição de que você esteja conectado com todos os amigos e viva uma vida de Arvut, ou pelo menos com um anseio pela Arvut, que é a coisa mais importante para você. Primeiro de tudo você examina e constrói esta condição e, essencialmente, isto é especificamente o que você está indo para a rua disseminar. Não importa como você diz, a forma externa depende da pessoa a quem você está se dirigindo. Mas o mais importante é a Luz Superior que atua e queima dentro de você e as pessoas sentem isso. Pois dentro delas existe uma deficiência; elas estão desesperadas por satisfação e especificamente querem esta Luz.

Nós não nos conectamos uns aos outros com palavras, mas apenas com a ajuda da Luz que existe em cada um de nós, pelo bem de todos. Graças a isso, nossos desejos estão ligados. E se houver Luz em você que alguém necessite, então, ele irá se aderir a você. Ele só estará esperando por quando você irá se comunicar com ele novamente.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 01/10/13, Shamati #38 “O Temor de Deus é Seu Tesouro”

Comente