O Futuro Está Na Internet?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Há vários anos tenho estado envolvido com a disseminação através da Internet. A partir desse curso que estamos passando agora, a sensação é de que esta é uma ocupação totalmente desnecessária em comparação com a disseminação física. Eu posso deixar o trabalho de disseminação na internet e me envolver com atividades de maior prioridade?

Resposta: Eu não acho que devemos abandonar a Internet. É preferível tentar encontrar formas e lugares em que ela seja mais útil.

Infelizmente, a Internet está gradualmente se tornando “chata” e está começando a se matar. As pessoas estão ficando estupefatas, os jovens estão ficando estupefatos, a maioria deles está satisfeita com mensagens curtas. A imagem virtual de comunicação são expressões curtas e limitadas. Eu não acho que exista um grande futuro por trás disso.

Talvez haja um avanço tecnológico e nós comecemos a nos comunicar através de meios eletrônicos, para que possamos proporcionar uns aos outros toda a plenitude da comunicação, sem limitação de tamanho ou tempo. Basta pressionar um botão e nós vamos ser capazes de nos comunicar diretamente com muitas pessoas, com todos os tipos de grupos, para ver a todos e sentir um ao outro como se estivéssemos sentados em torno de uma única mesa. Tudo tem que ser simples e fácil.

Se os meios técnicos nos derem a ilusão de uma comunicação natural, então há um futuro para a Internet. Por enquanto, apesar de tudo isso, ela vai murchar. As pessoas vão se interessar por ela cada vez menos; ela começará a expirar. Afinal, nós nos lançamos sobre a Internet como em toda inovação, pensando que ela iria preencher qualquer vazio em nós. No entanto, ela não preenche.

Portanto, apesar do primitivismo da geração que não quer estudar ou trabalhar, as pessoas simplesmente “pastam” na Internet, sem nada para fazer, por desespero. Ninguém está envolvido com elas. Por enquanto, não podemos envolvê-las na educação integral e não há nenhum programa de governo que trate desta preocupação.

Mas, basicamente, isso não vai durar muito tempo. Isto deve atingir tanto um avanço tecnológico, onde será mais fácil para nós nos dirigirmos às pessoas e influenciá-las emocionalmente ou as pessoas vão simplesmente abandonar este meio de comunicação, porque não vão encontrar qualquer significado nele. Hoje ninguém presta atenção ao que está escrito na Internet. Quem está interessado na opinião de alguém? Quem lê quinhentas respostas para algumas bobagens? As pessoas estão cansadas, não só com a leitura, mas também em expressar sua opinião.

Eu recomendo não prestar atenção especial à Internet e não pensar que este será um longo e duradouro envolvimento. A humanidade irá substituí-la muito rapidamente.

Da Conversa sobre Disseminação 17/10/13

Comente