O Filme Encomendado Pelo Espectador

Dr. Michael LaitmanA diferença entre os mundos material e espiritual é que a espiritualidade é o nosso estado interno. Não há uma imagem externa com anjos voadores e espíritos malignos. O mundo que percebemos fora de nós é o nosso estado interior. Todas as sensações são desenvolvidas dentro da matéria da nossa percepção.

Anteriormente, nos últimos séculos, os loucos que tinham visões eram considerados santos e profetas. Mais tarde, a psicologia explicou que as alucinações eram causadas por processos internos que ocorrem nas pessoas. A sabedoria da Cabalá concorda com estas descobertas da psicologia.

Desde os tempos antigos, desde o início da revelação do Criador pelo homem, a Cabalá tem dito que as imagens deste mundo são apenas projeções de nossas sensações internas. No entanto, nós temos a capacidade de mudar a nossa psicologia e a nossa percepção, e de não viver nesta realidade atual, que ocorre espontaneamente e apresenta a imagem deste mundo; nós podemos escolher o filme que queremos assistir.

Para fazer isso, precisamos investigar quem somos, quem nos governa, e como isso funciona, e então vamos ser capazes de olhar para nós mesmos de forma racional e sóbria. Está escrito: “Um juiz tem apenas o que seus olhos podem ver”, e todo o resto é apenas a nossa imaginação. Nossas vidas inteiras e todo este mundo também são um sonho.

A Cabalá nos dá as ferramentas para realizar essas mudanças: é assim que ela difere de todas as outras abordagens, seja religiosa ou científica. A Cabalá nos dá os meios para mudarmos os nossos sonhos e as imagens imaginárias em que vivemos; ela nos permite explorá-los, olhá-los de fora e ver as forças que agem sobre eles, e criar estas imagens. Ela nos eleva a um grau em que começamos a desenvolver estas imagens, a forma do mundo.

Em essência, nós desenvolvemos a capacidade de definir que dimensão queremos estar e o que escolher.

Assim, nós subimos ao grau de realização das forças que nos regem e aprendemos a usá-las. No final, por trás de todas essas forças, nós revelamos a inteligência superior, o desejo do Criador. Este é o nível mais elevado, o nível de revelação da causa da criação, seu propósito e projeto. Nós alcançar a unidade completa com o Criador.

Mas este é apenas um pico transitório, e o que vem depois: vamos esperar para ver. Afinal, nesse momento nós vamos existir de uma forma diferente. Então haverá novos e diferentes níveis de realização e avanço. Mas, eles não têm nada a ver com desejos materiais, pois naquele momento a nossa atitude para com a matéria já estará corrigida. Esta nova revelação está fora dos limites da “matéria” em propriedades mais sublimes.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 10/10/13