O Dalai Lama

Dr. Michael LaitmanOpinião (Sua Santidade o 14º Dalai Lama ): “Todas as grandes religiões do mundo, com sua ênfase no amor, compaixão, paciência, tolerância e perdão podem fazer e promover valores internos. Mas a realidade do mundo atual é que estabelecer ética na religião não é mais adequado. É por isso que estou cada vez mais convencido de que chegou a hora de encontrar uma maneira de pensar na espiritualidade e na ética para além da religião”.

Meu Comentário: A ocultação do Criador, o poder do amor que gere o mundo, é devido ao nosso egoísmo, que é o oposto da propriedade do Criador e, portanto, não O sente. A revelação do Criador só pode acontecer como resultado de uma mudança da nossa natureza egoísta (“tudo para si mesmo”) para a natureza altruísta (“tudo para o bem dos outros”, de acordo com o princípio: “Ama o teu próximo como a ti mesmo”.

A chamada para a mudança de uma pessoa é encontrada em todas as religiões, mas elas não conseguem executá-la, porque a nossa natureza só pode ser alterada sob a influência do Criador, a Luz da Ohr Makif , sobre ela. A Cabalá permite isso (veja o artigo do Baal HaSulam, “A Essência da Religião e Seu Propósito”). Este artigo também fala sobre ética…