Nenhum Desejo, Nenhum Pensamento

Dr. Michael LaitmanPergunta: Será que eu entendi corretamente, que o pensamento precede o sentimento?

Resposta: Nós medimos o pensamento pela magnitude do desejo a que ele se aplica. O desejo é experimentado no coração, e o pensamento na mente. O que é fundamental, e o que é secundário?

Do nosso lado, o desejo precede o pensamento, já que quando uma pessoa começa a querer, ela experimenta um pensamento sobre como obter o que deseja. Se eu não tenho nenhum desejo por algo, eu nunca vou pensar nisso.

A pessoa é constantemente bombardeada pelos desejos deste mundo, e ela está em crise porque eles a puxam em diferentes direções. Como nós podemos verificar o pensamento de modo que não nos confundamos?

Um pensamento só pode ser percebido quando a pessoa se torna parte do grupo e recebe um desejo maior dele. O grupo lhe dá certos valores, seus próprios valores, e se ela está incluída no grupo, ela aceita os seus valores e desejos, e o desejo desperta para realizar o novo pensamento que recebeu do grupo. O desejo sempre precede o pensamento.

Basicamente, nós não possuímos um pensamento por si só; nós desejamos! Se há desejos, há pensamentos; se não, não há pensamentos. Quanto maior o desejo, maior é o pensamento.

De KabTV “Cabalá para Principiantes”, 21/10/10