Educação E Formação Integral: Esta É Uma Continuação Da Cabalá

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que você não diz que o método de educação e formação integral é o nosso maior nível, em que o mundo inteiro deve se tornar um grupo? E, claro, neste caso, nós precisamos descer da nossa altura espiritual, encontrar uma linguagem adequada para o público em geral, adaptar e reescrever os artigos Cabalísticos, para encontrar um terreno comum com as aspirações das massas, de modo que haverá uma base para união com o mundo inteiro, para combinar os seus desejos com a gente, e assim saímos com uma ampla disseminação da educação e formação integral.

Pessoas que estiveram com você por um longo tempo estão deixando a sabedoria da Cabalá – fechando suas contas, “Nós não estamos com você!”- por causa da educação integral, porque elas estão no escuro; elas não entendem para que serve isso. Elas não conseguem apreciar a sua ideia, e parece-lhes que você se cerca de pessoas ingênuas que dançam em sua presença ao som de música, e que tudo é bom. (Eu queria chatear todo mundo, mas não consegui).

Resposta: É difícil explicar para as pessoas que estudam a sabedoria da Cabalá (ou seja, que têm um desejo e, dentro dele, um “ponto no coração”) que a união integral de toda a humanidade é a correção da quebra de Malchut (correção de Adão, a única alma que foi criada), embora elas estejam estudando isso através do sistema de mundos, e eu explico isso para os meus alunos em todo o mundo, em cada aula!

A ideia é que a pessoa que está envolvida com a sabedoria da Cabalá deve evoluir para entender o método de correção. Afinal de contas, através do estudo da sabedoria da Cabalá, ela desenvolve seu ponto no coração e só quando atinge um desenvolvimento particular, ela entende essa realização espiritual, ou seja, que a realização dentro dela da característica de doação, só ocorre de acordo com o grau que ela se conecta com o grupo, com o seu centro, com a sua característica comum de Arvut (garantia), e isso pode levar anos de estudo intensivo.

Então, quando a pessoa compreender a necessidade de se unir com um grupo e de trabalhar com isso, ela vai sentir que não tem qualquer necessidade ou desejo de conexão, e se, apesar de tudo isso, ela continuar a estudar e agir dentro de um grupo, esforços adicionais irão levá-la a um entendimento de que ela pode ter a aspiração de se unir em um grupo, a fim de descobrir o Criador a partir de um círculo exterior de pessoas, se ela começar a atraí-los para a unidade. Atingir esse entendimento também pode levar vários anos, e ela entende que precisa estudar a sabedoria da Cabalá para trabalhar em grupo, e educação integral para trabalhar com o mundo. Só é possível diminuir esse tempo ao realizar cegamente as instruções do professor. No entanto, somente indivíduos particulares são preparados para fazer isso.

Essas pessoas a quem nos dirigimos são outro assunto. Elas só têm a necessidade de organizar esta vida (os desejos deste mundo sem um ponto no coração), e, portanto, elas podem rapidamente e facilmente compreender e aceitar o método de educação e formação integral.