É Necessário Mirar A Meta

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como devemos lidar com a falta de fé na revelação do Criador que é causada por várias tentativas frustradas?

Resposta: Nós temos várias tentativas diante de nós, e não prometo que serão bem sucedidas.

Mas por que você acha que elas não foram benéficas? A partir das tentativas fracassadas você acumula o potencial necessário de desespero com suas próprias forças e, ao mesmo tempo, a mesma amargura de que você deve atingir a meta, mas não pode, e, portanto, você se se volta ao Criador. É impossível se voltar a Ele até ter certeza que está dentro de você a capacidade de comprometê-Lo a fazer algo, se você quisesse, exigisse e gritasse.

Nós progredimos no mundo espiritual em duas direções mutuamente contraditórias que se rejeitam mutuamente: uma das linhas é a perfeição completa (o atributo da Luz) e a segunda linha é a falta de perfeição completa (o atributo do desejo, o vaso), e ambas precisam ser compatíveis.

Esse é o nosso problema interior, uma divisão interna. Nós existimos entre dois estados: um estado é, “se o Criador não me ajudar, quem ajudará?” e o outro estado, “se eu não fizer, quem fará?”.

Nossas tentativas mal sucedidas não são apenas falhas, mas são condições acumuladas da subida necessária e correta ao Criador, ou seja, quando você sente que, por um lado, Ele não lhe ajuda sem que tenha que clamar a Ele, e por outro lado, só Ele pode lhe ajudar se você gritar com Ele. O terceiro ponto é que seu clamor a Ele depende se Ele vai dirigi-lo a Ele. E o quarto ponto é que não importa o quanto Ele lhe dirige, em qualquer caso, depende apenas de você.

É um conflito interno que nos divide, como numa mira, quando dois alvos divergem, um aqui e outro lá, e você não consegue juntá-los de forma alguma. Há apenas uma maneira de alinhá-los, se você olhar em frente, não para eles, mas para o Criador, buscando-O em prol da doação, e então eles se fundem. Aqui temos o terceiro componente.

É dito: “Israel, a Torá e o Criador são um”. Quando você mescla os três componentes, você atinge a meta.

E como é possível ansiar pelo Criador, se você não O vê? Como você pode se dirigir corretamente se só duas miras e a terceira, a meta, que você precisa direcionar corretamente, é invisível. Para onde você aponta? A resposta é para o grupo. Ele está virado para você. Conforme você se dirige completamente ao grupo, à doação, à adesão com ele, à incorporação com ele, você aponta exatamente para o Criador.

Da Discussão sobre Grupo e Disseminação 22/10/13