Duas Partes Do Mesmo Grupo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Onde está a fronteira entre eu me anular, anular a minha opinião, e eu investir num grupo e aumentar assim o seu poder?

Resposta: Eu só posso adicionar a um grupo o que ele precisa e não a minha opinião. Eu não tenho o direito de inserir minha opinião num grupo. Eu só lhe mostro que a coisa mais importante na vida para mim é a elevação espiritual, onde a percepção do Criador torna-se o objetivo mais importante para mim. Isto é o que eu devo inserir e contribuir num grupo. Minha opinião não se enquadra nisso. Eu me anulo e aceito as opiniões dos Cabalistas.

Será que você está confundindo isso com o trabalho de disseminação ou com outros estados? Será que você pensa na troca de ideias em conexão com a maneira pela qual nós construímos o grupo, como podemos disseminar?

Muitas vezes, o termo “grupo” é entendido de duas formas totalmente diferentes. A primeira é que esta é uma forma espiritual, onde todos nós estamos conectados no coração, desejo e disposição de descobrir o Criador, e a segunda forma é quando trabalhamos em disseminação, unidade, e não dentro de nós mesmos, não pelo Criador, mas, a fim de realizar alguma tarefa física. Não há necessidade de misturar isso com aquilo.

Realizar uma tarefa no nível físico não tem relação ou conexão com o trabalho espiritual. É necessário diferenciar estas duas partes de um grupo, e de modo algum elas devem ser misturadas entre si. Então, tudo vai ficar bem.

Há pessoas que estão maravilhosamente envolvidas com a disseminação. Nós podemos falar sobre a força de suas habilidades naturais. Há pessoas que podem trabalhar mais com as mãos. Há trabalhadores técnicos, contadores e assim por diante. A fábrica de disseminação é formada por eles.

De forma alguma é necessário ligar a fábrica (de disseminação) com o grupo espiritual onde estamos reunidos, onde unimos nossos corações e os transformamos em direção ao Criador, pois as pessoas que são bem sucedidas em um grupo podem não ter sucesso em outro grupo. Elas não têm essa capacidade. Há amigos que aprendem apaixonadamente, unem-se, estão prontos para acender e despertar os outros, mas não têm habilidades específicas para o trabalho, mesmo no processamento de material. Portanto, é extremamente necessário diferenciar um do outro.

Tente pensar em como dividir o grupo em sua parte espiritual e sua parte física. A parte espiritual é apenas a unidade interna. Quem está mais envolvido com isso? Quem está mais preocupado com isso? Quem dá mais entusiasmo aos amigos, pois a parte espiritual do grupo é a mais importante.

O que pertence à parte física? Pode ser que sejam todos os tipos de especialistas, técnicos, pessoas pragmáticas que simplesmente funcionam sem uma conexão mútua entre eles.

Da Conversa sobre Grupo e Difusão 20/10/13