De Uma Nova Perspectiva

Dr. Michael LaitmanUm evento como a Yeshivat Haverim (Reunião de Amigos), traz uma proximidade muito forte entre nós e tem uma influência positiva sobre todos. Imagine se pudéssemos sempre depender uns dos outros desta forma e sermos animados o tempo todo, de modo que se a pessoa caísse em algum estado ruim ela iria perceber imediatamente que é o ego que intencionalmente lhe derruba e sentiria a necessidade de conexão e inclusão no grupo.

E seria fácil, como se ela flutuasse sobre as ondas: um pouco abaixo, um pouco acima, abaixo, acima, aumentando assim o tempo todo. Cada vez que o ego cresce, ela sobe acima dele, sem esquecer que tudo o que está acontecendo com ela é dado intencionalmente pelo Criador, a fim de ascender.

Ela sempre sentiria um incentivo e a ajuda dos amigos, e seria fácil e simples para ela estar em um estado de subida o tempo todo, onde ela iria realmente dirigir um raio de Luz de si mesma para todos os problemas e aborrecimentos. Ao fazê-lo, ela iria transformá-los em algo oposto, numa elevação espiritual e emoção, para que tudo seja bom e maravilhoso.

Baal HaSulam escreve sobre isso em seu artigo, “Ocultação e Revelação da Face do Criador”. Quando uma pessoa se encontra na ocultação da face, ela vê o mundo como todos nós o vemos. Mas quando ela transfere para a revelação do Criador, ela compreende tudo completamente o oposto: aquelas pessoas que pareciam doentes antes, agora lhe parecem ser completamente saudáveis; o pobre se torna rico, a pessoa que é desprezível aos olhos da sociedade se transforma num ser respeitado e amado por todos.

E tudo isso não depende de nada além da nossa visão da realidade, pois sob a influência da Luz Superior o mundo é mudado aos olhos da pessoa. E isso não é uma mentira, é uma realidade completamente diferente, que nós começamos a sentir conforme passamos do negativo para o positivo, de ver o mundo antes da Luz nos influenciar e, depois que isso ocorre.

O mesmo ocorre agora. Pode ser que antes da reunião de amigos essa pessoa não estivesse no melhor estado, que para ela isso fosse difícil, desagradável e infeliz. Porém, gradualmente, sob a influência deste evento, tudo é alterado. Elevação espiritual, força, emoção, outra visão de mundo, e a aquisição de confiança surgissem de repente. Tudo depende apenas da influência da Luz que passa sobre cada um dos nós através do grupo.

Portanto, a principal coisa é ser incluído em um grupo, perder-se, e estar sob sua influência o tempo todo. Esta é a única salvação e a única oportunidade de acelerar o nosso desenvolvimento, de alcançar um estado em que começamos a olhar o mundo com olhos diferentes, através de outra força, outro programa.

Este programa diferente, superior, espiritual e altruísta, já se encontra em nós, mas precisa ser ativado. Às vezes é como se ele estivesse um pouco ligado e víssemos outro mundo. Mas, na verdade, esta é apenas uma pequena iluminação que flui a partir dele. Mas quando ele estiver completamente ligado, nós veremos um mundo brilhante, feliz num estado de correção completa.

Da Convenção na Bulgária “Amanhecer de Um Novo Mundo” 01/11/13, Lição 2