Crescimento A Partir Do Ponto No Coração

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “O Ensino da Cabalá e sua Essência”: Assim é com a nossa matéria. Uma vez que nós aprendemos sobre o propósito, também é claro para nós que todas as condutas da Criação, em cada canto, entrada e saída, são completamente predispostas à finalidade de nutrir a espécie humana a partir do seu meio, para melhorar as suas qualidades até que ela possa sentir o Criador como alguém sente um amigo.

Estas subidas são como degraus de uma escada, dispostos degrau por degrau, até que sejam concluídas e atinjam a sua finalidade.

O desenvolvimento é dividido em duas fases: no início, de cima para baixo, e depois disso de baixo para cima.

Em primeiro lugar, todas as distinções são desenvolvidas de cima para baixo, do desejo de doar ao desejo de receber, de Olam Ein Sof a Olam Ha Assiya. Desta forma, existem cinco mundos e 125 níveis de acordo com o modelo de HaVaYaH que é esclarecido em relação à “matéria” mais distante do Criador; e isso deve ser mudado 25 vezes: cinco vezes cinco, o que inclui a ponta da letra “Yod“.

Com isso, nós atingimos o nível da criatura, em sua base, até o ponto médio de todos os mundos. A partir daqui começa o caminho de baixo para cima, através da correção do desejo de receber. O desejo de receber cresceu, subindo cada vez mais a partir do “ponto no coração”, e juntamente com isso, quando cresceu, ele teve que instalar a forma de doação em si, que é a tela (Masach) e a Luz Refletida (Ohr Hozer).

Portanto, quando nos elevarmos, vamos aumentar de baixo para cima com duas distinções:

  • O desejo de receber, que é o “material” gradualmente reunido no “ponto no coração”;
  • O desejo de doar, que é a tela (Masach) e a Luz Refletida (Ohr Hozer), isto é, a forma externa que é vestida no desejo de receber. E isso é chamado de homem (Adão).

É assim que nós crescemos até chegarmos de volta ao poder superior, à equivalência com o Criador.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 14/11/13, Escritos do Baal HaSulam , “O Ensino da Cabalá e sua Essência “