Cair Até O Fundo

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (do ITAR-TASS): “Num futuro próximo, milhões de pessoas ao redor do mundo poderão estar em situação de extrema pobreza, provendo apenas a sua sobrevivência física. A classe média está sendo corroída pelo fato de que há uma estratificação cada vez maior entre os ricos e os pobres. Este ano, a taxa de desemprego vai atingir um recorde de 200 milhões de pessoas”…

“Os cientistas apontam que a pobreza crônica é caracterizada por um ponto sem retorno, após o qual as esperanças de mudanças para melhor são perdidas. Normalmente, leva-se três anos, gastos em circunstâncias extremamente difíceis. Nos últimos dez anos, o número de pessoas pobres que apresentam extrema passividade com relação à vida aumentou dramaticamente. Elas aceitam a sua situação e não acreditam que possam mudar as coisas para melhor, não querem nem procurar algum tipo de trabalho”.

“A situação parece impossível para os segmentos mais pobres da sociedade, e eles não estão prontos para subir internamente”.

Meu Comentário: É por isso que a educação integral, que pode dar alívio às massas através da unidade, é especialmente desejável para elas. Como escreveu Marx, e Baal HaSulam enfatizou, que ele se dirige não à burguesia, mas às massas oprimidas, chamando-as a mudar a si mesmas, para mudar a sociedade (ver Baal HaSulam “A Última Geração”).

Porém, conforme eles distorceram a religião, substituindo o mandamento “Amarás o teu próximo” pela realização dos requisitos apenas mecanicamente (Veja Baal HaSulam, “A Essência da Religião e Seu Propósito”), desta forma eles ignoraram a mensagem de Marx sobre a mudança da sociedade mudado-se o ser humano, pensando que era possível obrigar as pessoas a serem altruístas pela força da pressão da KGB. Nós devemos levar o método de educação integral às massas. Assim, ao realizar as mudanças em si mesmos, eles vão reconstruir as relações públicas.