Basta Orar Pelo Crescimento Econômico

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (do Slate): “A chamada para parar o crescimento econômico ficou em silêncio em 1972 no relatório do Clube de Roma. A mitologia do crescimento econômico implica que o aumento do PIB leva a uma redução do desemprego”.

“Propõe-se se afastar da equação do crescimento econômico = emprego = riqueza, abandonar a ‘religião do crescimento econômico’ com sua ênfase no desenvolvimento da produção”.

“O declínio da atividade econômica deve ser destinado a proteger o meio ambiente do saque, no desejo de estabelecer os fundamentos de uma sociedade amigável”.

“Propõe-se a introdução de uma fonte de vida plena para todos os membros do público com tudo o necessário para uma vida simples, mas decente (moradia, alimentação, vestuário, água, energia, cuidados médicos…), isto é, dar a todos livre acesso a recursos vitais, acompanhados por uma quantia insignificante de ‘despesas especiais’”.

Meu Comentário: Tais disposições farão com que o trabalho deixe de ser o nosso principal objetivo, a única base para as relações públicas, e a única maneira de garantir uma vida digna. A produção de coisas inúteis será aniquilada e as pessoas serão libertadas para o desenvolvimento integral. Isso vai acabar com o desemprego, criará uma saída do capitalismo e do dogma do mercado para um livre setor de reorganização da sociedade, um sistema de consumo, métodos de produção, bem como a determinação das nossas reais necessidades.

Os métodos para a distribuição gratuita de recursos devem ser discutidos nas aulas de educação integral, bem como ser uma parte obrigatória das obras públicas. Durante os workshops haverá discussões sobre as tarefas e os métodos de sua realização.

O ponto fraco do programa está na ausência de figuras e a não aceitação da economia integral que permite que aos céticos destituir todas as propostas. A distribuição é possível com a aprovação de uma renda aceitável e a solução para os problemas de habitação. Só na medida em que as pessoas aprendem a educação integral é que pode haver uma transição gradual para um novo sistema de todas as partes da sociedade, desde o mais baixo, de acordo com o nível de renda, até o mais alto.

De qualquer forma, nós estamos diante de uma escolha entre uma recessão consciente a um nível racional e a recessão incontrolável e inevitável.