As Mesmas Perguntas E As Mesmas Respostas Todos Os Dias

Dr. Michael LaitmanUm extrato dos Escritos do Rabash, Artigo “E Vocês são Israel”: Há uma diferença entre aqueles que vão para o trabalho para doar ou para obter uma recompensa. Pois aqueles que vão para doar, o seu trabalho de novo todos os dias, tanto na mente e no coração, e eles não podem obter o apoio de ontem, que já passou.

Não há escolha; pelo contrário, é necessário verificar os fundamentos do trabalho todos os dias, há razões que os obrigam a ir pelo caminho da verdade. É como se ele devesse dizer para si mesmo todos os dias que vale a pena ser um servo do Criador. E o corpo lhe pergunta todos os dias quando ele começa a trabalhar, “Diga-me as razões devido as quais você me obriga a dedicar todos os meus poderes em prol dos Céus”. E se ele pergunta, somos obrigados a dar respostas, de outra forma ele não quer trabalhar. Assim, todos os dias nós avançamos de acordo com os mesmos argumentos, as mesmas perguntas e as mesmas respostas.

No momento que a pessoa é atraída para trabalhar na Torá e na oração e nas boas ações, e não se lembra do objetivo do trabalho, que é em prol da doação, então o trabalho é mais fácil para ela, pois ela é atraída pela maioria. Mas nesse momento ela se lembra do objetivo, que é a mente e o coração, então “o mundo é escuro por causa dele”, porque isso é contra o corpo, que é chamado de narcisismo. Então ela não tem resposta para dar ao corpo, exceto essa lei de que o Criador quer desta maneira e lhe assegurou que isto é para seu próprio bem, que, especificamente, por meio do trabalho com a mente e o coração, a pessoa vai merecer chegar à sua perfeição, pois assim até os seus inimigos serão feitos para amá-la, e isso é chamado, “Com todo o seu coração: com ambas as inclinações, com inclinação ao bem e com a inclinação ao mal”.

Segue-se que precisamos nos preparar constantemente de novo para o trabalho, todos os dias. Ontem é chamado de estado anterior, e não o pôr do sol e o nascer do sol. Isso é estabelecido de acordo com os estados internos da pessoa; pode ser que com um vai ser “dia” e com outro será “noite”, e pode ser que, durante uma semana, ela passe por milhares de estados de “dia” e “noite”. Mas nós temos que nos preparar para isso o tempo todo: criar para nós mesmos um ambiente como este, exercícios, um programa diário, de modo que possamos o mais rápido possível nos “levantar” e trabalhar à “noite” como durante o “dia”.

Tudo isto dependerá do ambiente. Mas a pessoa tem que começar de novo o tempo todo: valorizar de novo o objetivo do trabalho, as razões, os suportes, e, assim, avançar.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 18/11/13