A Linha Para Subir Ao Nível Humano

Está escrito: “Mil pessoas vêm para estudar, mas apenas uma sai para a luz.” Por que é apenas uma recompensada com a Luz? Além disso, essa relação existiu no passado, mas agora tudo mudou. E, no entanto, vemos que as pessoas não têm paciência. Elas não podem aceitar que a sua vida inteira lhes é dada apenas para vir para a Luz e entrarem numa dimensão mais elevada. Caso contrário, não há nada para viver nesta terra.

Todos nós ficamos na linha para subir ao nível do homem, a um grau espiritual. Mas nós não concordamos com isso, pensando que há outras atividades importantes além disso e assim deixamos esse caminho. Tudo depende da importância do objetivo, e é medido pelo número de “descidas”, isto é, “entradas e saídas”, sobre o qual é dito: “E de Sião a Torá sairá.” É quando uma pessoa “nas saídas” da espiritualidade, o desejo por Ele, é despertado .

Devido ao desejo, desenvolvido nessas entradas e saídas e, especialmente, nas saídas, a pessoa atrai a Luz que Reforma. Aos poucos, o seu coração compromete-se a aceitar as alterações. Os esforços são acumulados, somando-se uma conta, até que eles formam um grande capital, isto é, o pagamento para a primeira correção que uma pessoa precisa.

O mesmo acontece em todos os outros graus, só que a pessoa tem experiência e sabe como agir: como superar a si mesmo pela fé acima da razão, de que forma trabalhar. Ela acredita no conselho dos sábios, entendendo que o avanço só é possível através de garantia mútua, conexão e unidade. Assim, ela concentra-se corretamente nos seus esforços e pode atingir a quantidade necessária na sua conta espiritual mais cedo.

Diz-se que “Todas as portas estão trancadas, exceto para o portão de lágrimas”. “Lágrimas” (Dmaot) indicam a necessidade de “pagamento” (Damim), ou seja, os esforços, bem como a tristeza, um grande desejo de tal forma que a Luz Superior pode afetar e corrigir: para dar-lhe uma intenção pura de doar, que uma pessoa não pode alcançar por si mesmo.

E só os exemplos dos amigos podem ajudar nisso.

Da preparação para Lição Diária de Cabalá 27/11/13