A Conexão Entre O Professor E O Aluno

Dr. Michael LaitmanPergunta: De que maneira deve a conexão com você ser expressa por quem está atrás da tela?

Resposta: Sua conexão comigo deve ser expressa em que você me escreve questões sérias e específicas sobre as aulas, não prontas, mas pensativas. Eu vou estar respondendo-lhe por escrito ou verbalmente.

Na verdade, a comunicação ocorre quando fazemos algo juntos. Uma porção de conhecimento que você recebe de mim todos os dias não é considerada conexão. Conexão é quando nós fazemos, criamos algo novo juntos. Se eu ensino a sabedoria da Cabalá ou educação e formação integral, e você estuda isso, então há uma conexão entre nós.

Conexão só é possível quando você é semelhante a mim. Nós sabemos que a unificação entre os dois objetos acontece somente conforme a extensão da semelhança das suas propriedades. E o que semelhança pode haver entre nós, se eu sou um professor e você é um estudante? Que semelhança pode haver entre a criatura e o Criador, se o Criador só dá a criatura só recebe? O que você pode dar em troca? Unidade comigo. E o que pode ser? Se você age da mesma maneira que eu. Só isso! E de que outra forma você pode agir? Ensinar-me como eu lhe ensino? Não, ensinar outros como eu lhe ensino.

Portanto, não pode haver estado mais eficaz do que a disseminação; caso contrário, você não processa o material. No mundo espiritual, aquele que não passa informações por meio de si mesmo fecha a si mesmo e não percebe nada. Você não pode imaginar que pequena fração morta do que eu lhe dou você percebe, justamente porque você não a repassa adiante, sob qualquer forma.

Essas pessoas que estão envolvidas na tradução ou processamento das aulas são as pessoas mais felizes, porque o que elas ouvem ou processam, no final atinge alguém. E aqueles que não fazem isso não têm outra maneira de sair de si mesmos; eles são um beco sem saída.

Da Conversa sobre Disseminação 17/10/13