Uma Fuga No Meio Da Noite

Dr. Michael LaitmanFalta-nos a vontade, o desejo, a intenção, a estimulação e a necessidade. Parece que nós queremos a espiritualidade, que ouvimos e estudamos, mas não estamos ardendo a tal ponto que isso se torna uma obsessão, um temor existencial. O que podemos fazer se não temos um desejo tão ardente?

Parece que não podemos chegar a sentir o temor correto por nós mesmos, a fim de atrair a Luz que Reforma. Nós não somos fortes o suficiente para isso. Nós não podemos chegar perto o suficiente um do outro para que possamos sentir que realmente precisa disso, para que todas as nossas orações, esperanças e desejos se conectem e misturem para que cada um perca a sensação de si mesmo. Nós não sentimos a necessidade disso, não temos esse desejo!

É só quando temos uma nova deficiência de fora, de pessoas externas que exigem a nossa ajuda e que nos sentimos sob pressão e impotente. É como uma pessoa que vive sozinha e realmente não se preocupa consigo, pensando que vai conseguir de alguma forma. Mas depois que ela tem uma família durante todo o dia, ela pensa sobre o que vai levar para casa à noite para alimentar seus filhos. Estas já são obrigações que você não pode escapar.

É o mesmo no nosso caso. Quando estabelecemos conexões com o público e prometemos algo a eles, então, como resultado da inclinação por respeito, controle e temor da vergonha, nós somos forçados a nos preocupar com o cumprimento de todos os nossos compromissos. A necessidade de preencher as carências do público nos obriga a estar mais fortemente conectados entre nós; nós sentimos até que ponto precisamos dos amigos.

Se essas deficiências externas não são suficientes para nos fazer sentir a preocupação e o temor da necessidade de chegar à conexão, o Criador também nos envia inimigos e perseguidores contra os quais temos que lutar e vencer. Caso contrário, isso fere o nosso orgulho e a nossa boa reputação, fazendo-nos sentir inquietos e desapontados. Assim, novos vazios são revelados em nós que nunca poderíamos revelar por nós mesmos por causa do corpo da força de proteção do nosso ego. O Criador os revela, enviando adversários externos, “cães latindo”.

Nós temos que considerar todos estes meios como ajuda de cima. Estas forças negativas são adicionadas aos nossos fracos poderes, através dos quais tentamos nos conectar e alcançar algo; isso nos dá um forte impulso para frente e impressões corporais que penetram nossos ossos e nos atingem no ponto mais sensível.

Vamos torcer para que essas forças sejam fortes o suficiente para nos levar ao grito de socorro, como se diz: “e os filhos de Israel clamaram a partir do trabalho. E o Senhor ouviu o seu gemido”. Este é um trabalho muito sério. Não devemos confundir e ignorar esses ataques, mas sim temê-los, nos envergonharmos e trabalharmos com os meios corretos, que nos foram dados para atingir o sucesso.

Tudo isso é uma “ajuda contrária”. Nada em nosso mundo foi criado sem uma razão, mas só para nos ajudar. Embora tenhamos que nos proteger e assumir a postura correta com relação à crítica e todos os problemas que encontramos, nos preocupando com o sucesso e o cumprimento de nossas promessas ao público, nós também devemos agradecer ao Criador por todos os meios, as impressões amargas, o medicamento para o nosso ego que no ajuda a nos separar dele e ascender.

Nós temos que estar equipados com uma deficiência que cubra o hiato entre os dois níveis: o nível atual e o próximo nível, o espiritual. A fórmula para isso inclui o meu desejo de receber e o do público e dos meus inimigos. Nós temos que conectar tudo isso numa fórmula e incluí-lo numa oração (MAN), a fim de torná-lo forte o suficiente para receber uma resposta de cima, MAD. MAN e MAD criam a Luz Direta e a Luz de Retorno e elevam todos nós conectados como um ao próximo nível superior.

É a nossa ascensão comum. Moisés não saiu do Egito sozinho; ele só escapou de Jetro por um tempo e depois voltou. Somente juntos podemos sair da escravidão do ego e isso não devemos esquecer.

Nós estabelecemos um forte desejo de sair do Egito e saltar para o novo nível espiritual por meio da nossa ampla disseminação. Todos os temores, ansiedades, golpes e decepções foram dados a nós apenas para nos conectar com mais força e nos obrigar a escapar no momento certo. O exército do Faraó, a força negativa, e a noite que sob a sua capa nós temos a oportunidade de fugir, apesar do estado escuro e desagradável, todos se conectam na correta totalidade das forças que se destinam a levar ao nosso nascimento para o novo mundo.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 30/09/13