Um Profeta, Trabalho E Designação

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Um Mandamento”: Embora Moisés tenha recebido a Torá e as leis para todas as gerações, a tal ponto que o profeta não tem direito a quaisquer inovações, sua profecia foi dada apenas por um tempo.

… E sua única tarefa é estender essa mesma profecia para essas gerações que já não são dignas de receber desde o início.

E o último profeta é o Messias, que completa a todos. Ele, também, certamente não tem permissão de adicionar ou subtrair, mas seu sucesso será maior, uma vez que toda a geração estará apta a aceitar suas palavras e ser completada por meio dele.

Pergunta: O que se entende por um “profeta”?

Resposta: Eu digo algo conforme o meu entendimento. Profeta é alguém que está conectado ao criador no nível de Bina (onde ele “ouve”) ou no nível de Hochma (onde ele “vê”). Um profeta é um mensageiro que opera principalmente fora de si mesmo, em nome do público, dos círculos externos, a fim de corrigir os vasos, os desejos.

Nós passamos por diversas correções no sistema geral: diferentes partes dos desejos se conectam de diferentes maneiras. Assim, certa “área”, desejo ou parte, tem um papel: causar as correções adicionais de alguns dos desejos, “áreas” ou partes do sistema. Assim, com relação a elas, esta parte é chamada de profeta. A abundância adicional pela correção de certa parte da alma geral passa por ele.

Em geral, a criação é formada pelas naturezas inanimada, vegetal animal e falante, que se comunicam entre si de diferentes maneiras. Assim, certa parte é revelada e reflete certo poder e orientação especial para com as outras partes. O efeito desta parte não está limitado a determinado intervalo de tempo da sua atividade e ela, na verdade, se junta ao sistema que necessita ser corrigido por certa quantidade de ações ou “anos”.

Assim, um profeta age em seu tempo, mas suas ações e sua contribuição permanecem no sistema. Ele tinha um vaso especial, uma alma especial, através do qual o Criador opera sobre os outros.

A Prophet, Work And Designation

Obviamente, esta é a escolha do Criador de dentro do sistema. Por outro lado, ainda é o trabalho de uma pessoa. É o trabalho que aguarda até que ela atinja esse papel, mas esse papel já é pré-determinado, e criado para ela e ela não pode escapar.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 01/10/13, Escritos do Baal HaSulam “Um Mandamento”