Tocando Como Em Um Concerto

Dr. Michael LaitmanPergunta: Qual é a função dos organizadores da mesa redonda? O que eles devem organizar? O que eles devem deixar para a autogestão?

Resposta: O facilitador de uma mesa redonda precisa ser uma babá, um professor, um líder. Quaisquer alterações no decurso da discussão vêm somente de sua instrução e perguntas.

Os próprios participantes não inventam nada, eles são constantemente conduzidos e guiados. Gradualmente, eles se juntam numa experiência de conexão e avançam. Mas sem um facilitador, isso não vai durar, eles se confundirão. Portanto, eles precisam seguir as suas instruções estritamente.

O facilitador e os participantes em mesas redondas criam ao longo deste instrumento comum este Kli, juntos, para que tudo esteja tocando como num concerto, e com isso, uma harmonia uniforme resultará. E todos serão estimulados por ela, estarão satisfeitos por criar um grupo entre si, conexão, em que cada um desaparece e começa a ser nutrido a partir essa semelhança que é criada entre eles.

Tudo isso acontece sob a gestão do facilitador. Desde o início, ele organiza uma lista precisa de perguntas que eles vão debater, mas ao longo do caminho ele pode ajustá-las, porque ele tem que sentir o que precisa ser alterado de acordo com como e o que eles estão discutindo.

Por exemplo, durante discussões como estas, eu geralmente me sento à distância e não perturbo os participantes nas mesas redondas, mas eles sabem que eu os estou ouvindo. Eu lhes faço uma pergunta e de acordo com suas respostas dou-lhes correção e direção: a próxima pergunta e a outra pergunta. Eu não preciso seguir de acordo com as perguntas que foram preparadas desde o início. Se eu souber que algo não está certo ou distorcido de alguma forma, eu faço a próxima pergunta de tal forma que eles vão corrigir sua resposta anterior.

Portanto, há um ajuste constante até alcançarmos um estado onde os participantes na discussão sintam que chegaram a uma conclusão comum e, em princípio, elevaram-se acima de si mesmos, conectaram-se numa opinião única, num único desejo. Uma “criança” comum aparece como resultado das discussões e lhes dá uma sensação de plenitude emocional e intelectual.

De KabTV “Através do Tempo” 15/09/13