Santificar O Tempo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que nós temos que passar por tantos problemas, se nos preparamos adequadamente? Afinal, nós queremos acelerar o tempo e passar por todas as coisas ruins internamente.

Resposta: Ouvir os problemas e senti-los são duas coisas diferentes. Nós devemos esclarecer todos os níveis, tanto a sua profundidade negativa como sua altura positiva. É impossível evitar estes estados. A única coisa que podemos fazer é passar por eles num ritmo diferente. Se acelerarmos o tempo, nós os sentimos de forma diferente.

Não se trata do quão rápido eu realizo determinada ação ou movimento. Apressar (acelerar) o tempo significa empurrar-me com a ajuda do grupo mais rápido do que a inevitável força do progresso me obriga. Eu sou como um cavalo que quer preceder o seu cavaleiro, querendo avançar sozinho em direção à meta.

No entanto, a meta é Hassadim. Existe a Luz de Hochma. Há o vaso do desejo de receber, e o que está faltando é a luz de Hassadim que prepara o vaso para receber a Luz de Hochma.

No entanto, onde eu obtenho a Luz de Hassadim? Se eu deseja-la realmente, o sistema espiritual vai trabalhar e me fornecer tudo o que eu preciso para a correção. Tudo vai ser preenchido e o Criado será revelado a mim.

Portanto, eu posso receber o reconhecimento da importância da Luz de Hassadim do ambiente ou, em outras palavras, o objetivo da criação, doação e amor, que são Hassadim. Não há outra maneira. Só o ambiente certo pode me influenciar para que eu deseje, embora, naturalmente, eu não queira nada disso. O ambiente pode me convencer ao me fazer sentir vergonha, cobiça, honra, inveja e assim por diante. É porque eles “tiram a pessoa desse mundo” para o outro mundo.

O principal é estar constantemente no ambiente certo, melhorá-lo, e se incorporar nele. Não existem outros meios.

O ambiente é o professor, o grupo, os livros, e nossa atividade nesta estrutura. Portanto, vamos todos nos incorporarmos nela acima de nossas cabeças. Isto é o que todos os Cabalistas dizem.

Pergunta: No entanto, eu só posso fazer isso se temo um golpe terrível, grandes problemas.

Resposta: Portanto, deixe-me ser conduzido pelo temor. Será o primeiro nível do verdadeiro temor.

Eu certamente não quero nenhuma provação terrível, mas quando eu mudo para uma frequência mais alta e correr na frente da vara, minha realidade muda. Não se trata apenas de acelerar meu progresso, como está escrito: “Israel santifica o tempo”. Veja que as fontes se referem apenas à santificação do tempo e não a “apressar o tempo”.

Quando eu santifico o tempo, eu o sinto de forma diferente, nos vasos que fortaleço. É verdade que agora eu sinto os exílios na sua profundidade total, mas eu sempre me preparo pela Luz de Hassadim, respeito os estados que passo, e aprecio-os, uma vez que eles já iluminam flashes do fim da correção, e eu já entendo e vejo as coisas de forma diferente. Antes eu era como um animal batido e agora sou um ser humano que está prestes a passar por uma operação, entendendo que é impossível melhorar sem ela, ou como se diz, “tomar medidas preventivas”. Então, de uma forma ou de outra, eu vou tomar o remédio, mas a questão toda é quando: antes ou depois do ataque?

A humanidade está constantemente doente, mas só depois de muitos ataques é que começa a pensar sobre onde pode encontrar um remédio. É preciso um longo tempo antes que as pessoas concordem em aceitá-lo até certo ponto.

Nesse meio tempo, o medicamento inclui tanto a sensação como a compreensão de que eu tenho que experimentar a doença. Como resultado, eu começo a me relacionar com ele como com Hesed (misericórdia) e “abençoo o mal como o bem”. Só agora, depois de ter recebido o mal na Luz de Hassadim, eu sou capaz de fazê-lo.

É como quando Abraão abençoou o Criador, quando ele descobriu que “os seus descendentes serão estrangeiros numa terra que não é deles”. É agradável ouvir essas coisas? Você não pode passar por essas coisas sem uma preparação prévia, elevando a grandeza da meta, de onde a Luz de Hassadim brilha sobre mim. Ela ilumina precisamente quando eu mantenho a grandeza da meta.

Caso contrário, eu não vou ser capaz de superar os problemas. Nem Abraão, Super-homem ou Wonder Boy podem fazê-lo, uma vez que tudo depende do apoio de cima. Ninguém se destaca nisso de forma alguma. Pelo contrário, todo mundo é um trapo. Todo mundo é um desejo de receber quebrado, e todos precisam de apoio.

Se nós falamos de grandes pessoas, é apenas porque o Criador as organiza dessa forma, desde aquela que percebemos como a maior até aquela que percebemos como a menor.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 29/09/13, Escritos do Baal HaSulam