Quando A Luz Expõe O Mal

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quando é que vamos realmente atingir o nível do “ama teu amigo como a ti mesmo”?

Resposta: Agora mesmo. Quem você está lhe impedindo? Adão descobriu este caminho; outros Cabalistas adaptaram-no para nós, e hoje nós temos tudo o que precisamos. Muitos já atingiram o nível do “ama teu amigo como a ti mesmo” ao longo da história. Todos os alunos do Rabi Shimon estavam neste nível.

Pergunta: Mas, de acordo com seus escritos, havia um ódio ardente entre eles.

Resposta: Isso é verdade. Da mesma forma, a nação de Israel estava no estado dos “49 portões de impureza” antes do êxodo do Egito. Portanto, como será que eles poderiam sair de um estado tão terrível e entrar na redenção por um salto?

A questão toda é que “aquele que é maior do que seu amigo, o seu desejo é maior do que o do seu amigo”. Se eu tento alcançar o mundo de Ein Sof (Infinito), meu desejo de receber se torna maior e mais forte em todos os níveis que eu alcanço. Cada vez a doação em mim é confrontada com a recepção, com o ego, a casca, a inclinação ao mal. Esta é a razão do Criador, o Rei dos reis ter se revelado à nação de Israel nos “49 portões de impureza”.

Em geral, os filhos de Israel avançam ao longo da linha média. A Luz foi sentida na casca como escuridão e revelou o mal neles (1). Para se opor a ela, eles pediram e receberam a Luz Circundante, que é a Luz que Reforma, isto é, a Torá, o método de correção (2). Como resultado, eles chegaram a linha do meio (3).

Este é todo o processo: o reconhecimento do mal na linha esquerda, o pedido na linha direita, e a transição para a linha média. Assim, o mal cresce cada vez e, como resultado, a bondade também cresce, e, em seguida, a linha do meio é exibida, que é a média dos dois (S). Portanto, eu prometo a você que, quanto mais você avança, pior você se tornará. Mas este é o lado negativo. A linha esquerda será equilibrada cada vez pelo lado positivo, a linha direita.

When The Light Exposes Evil

Este é um grande problema para a pessoa e exige um grande trabalho. Primeiro, e se desespera e não sabe o que fazer; ela se cansa disso e não vê que isso não leva a nada. Ela não consegue justificar o avanço ao longo da linha esquerda de qualquer forma e não entende que esses novos atributos devem na verdade ser revelados de forma negativa. É porque a pessoa corrige apenas o que está nela…

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 18/10/13, Escritos do Baal HaSulam