Ódio Como Uma Substância Cancerígena

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “600 mil Almas”: Na verdade, o todo é encontrado dentro de cada item, já que no final, todas as almas se unirão em um único discernimento, retornando à sua raiz espiritual. Assim, todos os milagres, prodígios e todas as viagens que eles viajaram por todo o mundo durante os 6.000 anos devem ser experimentados por cada alma. A boa alma atrai para si de todos os discernimentos de Kedusha antes e depois dela; e a alma má faz o contrário.

A “alma má” não aspira a se conectar com os outros, seja ao longo do tempo ou em certos casos, e por isso torna-se um “tumor cancerígeno” que só quer devorar seu entorno.

Isso é muito parecido com o que acontece no corpo biológico. Pois lá, cada célula está conectada a todas as outras células do corpo.Se esta conexão é normal, ela fornece a saúde do corpo. Assim, cada “alma boa”, como uma célula saudável, esforça-se em alcançar a unidade universal, ao passo que a alma má, que não está corrigida, como uma célula doente, de acordo com sua natureza, distancia-se de todos e quer explorar os outros para o seu próprio benefício.

Neste estado, a pessoa senta-se sozinha e procura benefício pessoal (↓↓), nisso ela encarna o oposto do amor, que é o ódio. Ela ama os outros como ama peixe para o jantar.

O próximo nível superior é o inanimado (↓). Mas ela não age em detrimento dos outros e torna-se um estado de  Hafetz Hesed com um sinal de menos. Deixe o mundo inteiro arder e isso não importa para ela. Isso é chamado de indiferença.

No próximo nível superior (↑), a pessoa quer o bem dos outros, mas não faz nada sobre isso. Ela simplesmente deseja o bem a todos, e é  Hafetz Hesed, uma intenção pura.

Finalmente, no nível mais alto, está a pessoa que está conectada com os outros (↑ ↑). Isso é amor, intenção e ação.

Hatred As A Carcinogen

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 10/10/13, Escritos do Baal HaSulam