O Suicídio Do Egoísmo

Dr. Michael LaitmanOpinião (Geoff Mulgan, economista, autor de O Gafanhoto e a Abelha: Predadores e Criadores no Futuro do Capitalismo): “A crise econômica foi uma lembrança dramática de que o capitalismo pode tanto produzir como destruir, mas a crise também é uma oportunidade histórica para escolher um futuro radicalmente diferente para o capitalismo, que maximize o seu poder criativo e minimize sua força destrutiva”…

“O capitalismo no seu melhor, recompensa os criadores e fabricantes que criam coisas valiosas para os outros, como as tecnologias criativas e boa comida, carros e drogas: os equivalentes humanos de abelhas laboriosas. Ao aproveitar a sua energia, o capitalismo pode tornar todos melhores, mais do que qualquer outro sistema econômico na história humana. Mas o capitalismo também premia compradores e predadores, as pessoas e empresas que extraem valor dos outros sem contribuir muito em troca. A predação faz parte da vida cotidiana do capitalismo, em setores como o mainstream, como fármacos, software e óleo, onde o dinheiro das pessoas, seus dados, seu tempo e sua atenção rotineiramente são tomados em trocas fundamentalmente assimétricas”…

“Portanto, o que deve ser feito? As respostas não podem ser encontradas em cúpulas infinitas tentando desejar que a economia pré-2007 retorne, ou ainda mais doses de estímulos ou austeridade. Em vez disso, nós precisamos mapear mais do que a futura economia será, poderá ou deveria se parecer. … Eu também olho para o que precisa acontecer no bem-estar e consumo, e as opções radicais para a tributação de riqueza que ajudaria a reduzir o desperdício crônico no consumo entre os 1% do topo”.

Meu Comentário: Nostalgia é a grande quantidade de idosos que não têm futuro, ideias e compreensão de como viver mais. Nós precisamos mudar não o sistema, mas o ser humano. Muitos já estão pensando nessa direção, embora não possam encontrar meios de mudança. É possível modificar uma pessoa, mas apenas sob a influência de Cima, pela força que se manifesta na nossa unidade correta. Isto é o que o método de educação integral ensina.