O Que É Caro Para O Criador

Dr. Michael LaitmanO que nós fizemos para levar nossa mensagem para o mundo? E, na verdade, para quê? — para acelerar o nosso desenvolvimento, a fim de chegar a algum tipo de realização.

Baal HaSulam disse que o mundo inteiro deve ser como uma família e nós temos que construir uma sociedade que corresponda às novas condições. E aqui, quando finalmente algo maior começa a ser revelado entre nós, não há ainda nenhum acordo absoluto entre nós sobre a necessidade de investir toda a nossa energia na disseminação.

Mas sem isso, a “deficiência” não pode ser formada numa pessoa. E sem isso, como pode ela avançar espiritualmente? Hoje, alguém que não sai de casa em direção às pessoas já não terá uma oportunidade como essa amanhã. Ela vai perder essa etapa e mais tarde vai ser muito difícil para ela completá-la.

Portanto, é necessário fazer tudo o que podemos. Precisamente agora cabe a nós trabalhar na conexão, ativamente. Não faz diferença o que acontecerá a seguir, os resultados que são vistos são secundários. Ninguém sabe o que é bom e o que é ruim para nós. Ninguém sabe de que forma avançaremos. O principal é “correr à frente do motor”, e então não faz diferença qual será o desenvolvimento entre o Kli e a Luz, vamos ver algo positivo nisso. Pois nós somos o “remédio preventivo para o golpe”, ou seja, todo o processo se tornará desejável para nós apesar de tudo. Será lógico que mesmo os mais terríveis eventos que aconteceram na história da humanidade, os horrores sobre os quais não queremos pensar, foam eventos obrigatórios e necessários no caminho para o fim da correção.

E isso também afeta as pessoas através das quem isso foi realizado. Os piores vilões serão como anjos do Criador para nós.

Assim, a compreensão da realidade será alterada quando agirmos de acordo com o princípio, “não há outro além Dele, e Ele é bom que faz o bem”; e a Luz Superior preenche toda a realidade. Isto é o que nós sentiremos se avançarmos através de correções com “medidas de prevenção”.

Da altura de Hafetz Hesed, tudo o que acontece, todos os problemas são aceitos com felicidade e bênção. E cabe a nós estarmos equipados com uma abordagem como essa, para que nós aceitemos tudo pelo melhor. Não para que nós não sintamos o sofrimento, mas para que “realizemos uma bênção no mal como no bem”. O principal não é se zangar com o Criador nem começar a amaldiçoá-Lo. Não a partir do medo, mas da consciência da Sua grandeza. Pois Sua característica, a característica de amor e doação é grande aos meus olhos.

Cabe a nós manter esta direção. Agora, quando chegou a hora de agir, nós devemos crescer e expandir um relacionamento como esse dentro de nós o tempo todo. Eu vou sair para disseminar a fim de absorver e digerir a minhas deficiências externas. Sim, elas são minhas, mas, entretanto são sentidas como externas, porque ainda não nos conectamos com elas interiormente.

Na verdade, o mundo inteiro é minha deficiência, mas está dividido em duas partes: dentro e fora. Em continuação, quando eu trabalhar com elas, eu vou aceitá-las como coisas essenciais. As necessidades do outro serão mais importantes para mim do que minhas próprias necessidades, pois dentro delas eu vou descobrir Ohr Hochma, a Luz do propósito da criação, que é muito maior do que Ohr Hassadim, a Luz da Correção. Os desejos do outro serão mais importante para mim.

Eles são os mais estimados pelo Criador porque dentro das deficiências das “nações do mundo” Ele é descoberto em Ohr Hochma, e em nós Ele é descoberto apenas em Ohr Hassadim. Nós somos a característica de Bina e as “nações do mundo” são a característica de Malchut que, de acordo com a disposição oposta das Luzes e Kelim, há a resposta com a Luz mais elevada, Ohr Yechida. Especificamente nelas é revelada a unidade do Criador.

E nós, os “menores de todos os povos,” em última análise, cedemos tudo no final, apenas para elevá-las ao nível de Keter.

Portanto, se as deficiências delas forem a coisa mais importante para mim e eu trabalhar só para satisfazer o Criador, eu serei o canal entre o que está abaixo e o que está acima, e tudo vai ficar bem. Em outras palavras, eu realmente serei capaz de satisfazer o Criador.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 29/09/13, Escritos do Baal HaSulam