“O Comércio Global Deverá Permanecer Lento Por Muitos Anos”

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (do Zawya): “O comércio mundial deverá permanecer lento por muitos anos, e as economias emergentes que dependiam das exportações para abastecer sua transformação terão que encontrar novas fontes de crescimento, diz um relatório da ONU”. (Fonte: inagist)

“‘Economias em desenvolvimento e em transição são susceptíveis de enfrentar uma redução na demanda por importação de seus bens como resultado de um período prolongado de crescimento lento nos países desenvolvidos’, disse a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), num relatório publicado em 12 de setembro. ‘Assim, para os formadores de políticas no antigo conjunto de países, voltar à orientação política pré-crise, com sua ênfase no crescimento orientado para a exportação, não é uma opção’”.

“O relatório sugere que as exportações de países em desenvolvimento e economias em transição para economias desenvolvidas antes da recessão mundial pareciam justificar a adoção de um modelo de crescimento orientado à exportação”.

“Mas a expansão da economia mundial, embora favorável a muitos países em desenvolvimento, foi construída sobre uma insustentável demanda global e padrões de financiamento. Assim, voltar às estratégias de crescimento pré-crise não pode ser uma opção. Em vez disso, a fim de ajustar o que agora parece ser uma mudança estrutural na economia mundial, muitos países em desenvolvimento e economias em transição são obrigados a rever suas estratégias de desenvolvimento que têm sido excessivamente dependentes das exportações para o crescimento”…

“A forma como a crise tem afetado os padrões de comércio global também põe em questão o futuro valor do modelo de crescimento orientado à exportação que alimentou o surgimento da China e de outros campeões do mundo em desenvolvimento ao longo das últimas três décadas”

Meu Comentário: Diante de nós não há uma descida a longo prazo, que depois é substituída por uma subida. É necessário encontrar uma solução para esta queda progressiva. Mas para encontrá-la, primeiro você precisa fazer o diagnóstico correto, descobrir a verdadeira causa da nossa condição de deterioração. Falar sobre a natureza dos períodos de crise e repetir que a crise já está passando é ingênuo. Eles nem quiseram admitir isso por muitos anos, não até 2008. Mas isso não resolve o problema em si.

Propõe-se a criação de um fórum unificado internacional permanente que vai aceitar todas as explicações, classificar e publicá-las. Assim, nós vamos atrair a atenção das pessoas para o nosso problema comum. Isso por si só seria sua solução parcial, porque iria unir as pessoas. Além disso, selecionar as soluções propostas, abordar seus respectivos autores, pedir-lhes para explicar (com tudo isso sendo mostrado na mídia, na nossa TV e no site). Assim, gradualmente, nós podemos selecionar as opções para elaborar o método de Educação Integral (EI).